Banca de QUALIFICAÇÃO: ELEN CAROLINE TESSARO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELEN CAROLINE TESSARO
DATA : 10/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

PEDAGOGIAS UNIVERSITÁRIAS E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: 10 ANOS DE PPGEdu/UNEMAT 


PALAVRAS-CHAVES:

Docência Universitária na Pós-Graduação. PPGEdu/UNEMAT. Pós-Graduação na UNEMAT. 


PÁGINAS: 217
RESUMO:

Nesta dissertação, o objeto de pesquisa são as Pedagogias Universitárias e o Desenvolvimento Profissional Docente na Pós-Graduação em Educação na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus de Cáceres – MT. Insere-se na linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, do PPGEdu – Mestrado em Educação cuja questão problema é a seguinte: De que modo, os docentes credenciados no PPGEdu/UNEMAT evidenciam o seu Desenvolvimento Profissional na Pós-Graduação durante os 10 anos deste programa? Para fundamentar esse estudo foram adotados os autores Marcelo García (1999; 2009), Zabalza (2004), Cunha (2009; 2010), Bitencourt (2014; 2017), Bitencourt e Krahe (2014), Galvão (2019), Bolzan e Isaia (2006; 2010), Soares (2009), Morosini (2006), Nóvoa (1995), Imbernón (2010), Machado (2015), Selbach (2015), Anastasiou (2003), entre outros. O objetivo geral centra-se em compreender, a partir das Pedagogias Universitárias, de que modo os docentes do PPGEdu/UNEMAT evidenciam o seu Desenvolvimento Profissional na Pós-Graduação durante os 10 anos deste programa. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, caracterizando-se como um Estudo de Caso, com procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas reflexivas, com cinco docentes participantes, todos eles credenciados no PPGEdu/UNEMAT, do primeiro ou do segundo credenciamento, respectivamente, 2010 e 2013, docentes com maior tempo de atuação no programa e que passaram pela gestão. Os dados foram categorizados e analisados tendo como base a técnica da análise de conteúdo a partir de Bardin (1997). Os resultados demonstraram que não existe uma unicidade de pedagogia, ao contrário, a universidade se configura como espaço plural, por isso, pode-se inferir que existe a concepção e prática de múltiplas pedagogias que alimentam a prática docente, e que entendemos as Pedagogias Universitárias como um espaço em movimento de interações e aprendizagens docentes. Assim, ao se analisar um recorte temporal do PPGEdu/UNEMAT, desde sua criação em 2010 até o ano de 2020, observa-se que as docentes se fizeram e se refizeram à medida que aprendiam, seja em suas atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão, orientação ou nas demais que têm influência direta no Desenvolvimento Profissional delas na pós-graduação, demonstrando o crescimento e o amadurecimento nesse nível da Educação Superior e refletindo-se sobre ele. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 117784002 - ANDERSON FERNANDES DE MIRANDA
Presidente - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Notícia cadastrada em: 31/10/2021 20:23
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