Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANO MARQUES COELHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTIANO MARQUES COELHO
DATA : 31/10/2023
HORA: 19:00
LOCAL: Cácares
TÍTULO:

A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA FACULDADE INDÍGENA INTERCULTURAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – FAINDI/UNEMAT


PALAVRAS-CHAVES:

 ProfHistória.  Faindi. Educação Escolar Indígena


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Este estudo de dissertação trata da Faculdade Intercultural Indígena (FAINDI) da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, e tem como objetivo analisar a trajetória histórica da FAINDI, e sua importância para a educação escolar indígena em Mato Grosso. A oferta de uma formação específica e diferenciada para a formação de professores indígenas, permeia o processo histórico de criação da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), na análise do curso de Licenciatura Específica para formação de professores, Ciências Sociais, no contexto da Escola Indígena Educação . Ao longo deste trabalho de dissertação abordaremos a História da FAINDI e sua importância no cenário nacional, e como a Educação Escolar Indígena se desenvolveu a partir da Convenção nº 169 da OIT, e da Constituição de 1988. Além de marcos legais como LDBEN, RCNEI/98 e Plano Nacional de Educação Escolar Indígena (PNEEI, 2009). A dissertação baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental pautada nos referenciais teórico-metodológicos da Educação Escolar Indígena, aliada à análise de autores como Barros (2005), Cunha (2012), Grupioni (1995) e Luciano (2006), como bem como às legislações e resoluções pertinentes, Lei 9.394/96, Lei 11.645/08, Resolução CNE/CP nº 1 de 2015 e BNCC, elementos que contribuem para uma escrita que visa apresentar interessantes perspectivas sobre a História da FAINDI. A partir dessas bases é possível refletir sobre a qualificação profissional desses educadores, considerando suas especificidades culturais e a necessidade de uma formação que promova a valorização da diversidade étnico-cultural presente nas escolas indígenas. É fundamental estabelecer uma análise entre o currículo de ensino de Ciências Sociais e Humanas do Colégio Intercultural Indígena, com a realidade do ensino escolar indígena, analisando o material didático utilizado pelos professores, e o resultado esperado deste trabalho será a criação de uma página dentro do site da FAINDI/UNEMAT com informações sobre como ingressar, vestibulares, cursos oferecidos, em linguagem de fácil compreensão e também em parceria com a UNEMAT e SEDUC para criação de um guia impresso, para ser enviado a todas as escolas indígenas do Mato Grosso.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Interno - 61729004 - REGIANE CRISTINA CUSTODIO
Notícia cadastrada em: 19/10/2023 11:38
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