Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ CARLOS PEREZ DIODATO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ CARLOS PEREZ DIODATO
DATA : 01/11/2023
HORA: 19:00
LOCAL: Forma Remota via a plataformado Google Meet
TÍTULO:

O USO DA NUMISMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES NO ENSINO DE HISTÓRIA: O PRIMEIRO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS (1930-1945)


PALAVRAS-CHAVES:

Numismática. Ensino de História. Ferramenta pedagógica. ProfHistória.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

A presente dissertação é oriunda de uma pesquisa conduzida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Cáceres. A pesquisa tem como objetivo explorar o uso da numismática como uma ferramenta pedagógica no ensino de História. O foco é o período do primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945). A escolha desse recorte temporal se deve ao fato de ser um período rico em eventos históricos e relações complexas. A dissertação está estruturada em três capítulos, cada um com uma abordagem específica. No primeiro capítulo, a pesquisa discute a numismática como fonte histórica e seu potencial no ensino de História. O segundo capítulo adentra o período do primeiro governo de Getúlio Vargas e examina o uso de moedas e cédulas como fontes históricas. Ele é dividido em três partes, abrangendo o governo provisório (1930-1934), o governo constitucional (1934-1937) e o Estado Novo (1937-1945). Dentro desses períodos, a pesquisa analisa as moedas e cédulas que circularam, relacionando-as com os eventos políticos e práticas da época. O terceiro capítulo aborda as reflexões pedagógicas da numismática no ensino de História e relata a implementação de ações educacionais e um repositório virtual (blog) que utiliza a numismática como ferramenta de aprendizado. Ele discute a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação, destacando como a utilização de recursos tecnológicos e um blog como museu virtual podem enriquecer o ensino de História e envolverá os estudantes de maneira mais interativa. No conjunto, essa dissertação propõe uma abordagem inovadora no ensino de História, unindo a riqueza da numismática, a diversificação das fontes históricas e o potencial das tecnologias digitais para envolver os estudantes em uma jornada de aprendizado interdisciplinar e participativo. Além disso, ressalta a importância de entender a moeda não apenas como um símbolo econômico, mas como uma manifestação política, social e cultural que pode lançar luz sobre os eventos históricos de seu tempo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 919.619.981-49 - MATHEUS DE MESQUITA E PONTES - UFG
Interno - 61729004 - REGIANE CRISTINA CUSTODIO
Notícia cadastrada em: 17/10/2023 09:16
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1