Banca de QUALIFICAÇÃO: WYLLIANE ESTELAIDE PAIXÃO DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WYLLIANE ESTELAIDE PAIXÃO DE SANTANA
DATA : 30/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/zpv-ejqm-rod?authuser=0
TÍTULO:

Coluna Prestes em Barra do Bugres: Usos do Patrimônio Histórico-Cultural no Ensino de História Local


PALAVRAS-CHAVES:

Profhistória. Ensino de história. Consciência histórica. Memorialista.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Esta dissertação resulta de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, campus de Cáceres e está inserida na linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar. Apresentaremos os episódios em torno da passagem da Coluna Prestes por Barra do Bugres, Mato Grosso em 20 de novembro de 1926 pelo viés da análise documental bibliográfica e patrimonial dos vestígios históricos presentes no município e seus ecos e releituras na contemporaneidade, principalmente pela análise das produções e acervo do memorialista Jovino Ramos. O objetivo da pesquisa é evidenciar as potencialidades pedagógicas para o ensino de história direcionado aos temas de história local, patrimônio histórico, análise documental e Coluna Prestes. A metodologia de pesquisa foi principalmente a análise bibliográfica com o levantamento do estado da arte das produções barrabugrensses e do acervo de obras escritas pelo memorialista Jovino Ramos (1999, 2001, 2003), análise dos monumentos históricos em Barra do Bugres. O recorte temporal dessa pesquisa está dividido em três, o primeiro deles são as inquietações do tempo presente que motivam a escrita, o segundo recorte temporal é o ano de 1926, ano do acontecimento e período final da Coluna Prestes e, por último, a década de 1990, quando houve a construção do monumento aos “Heróis Defensores de Barra do Bugres”. A pesquisa possibilitou a compreensão de que o trabalho com fontes que evidenciam a história local em sala de aula é necessário para o aluno compreender os processos históricos, como eles estão interligados em uma escala do micro ao macro e como são construídos e transformados em narrativa pelo processo de investigação do historiador, concluímos também como os documentos e os monumentos são criados e utilizados para legitimação de discursos ao longo dos anos. Como resultado dessa pesquisa, apresentamos um guia de ensino sobre história local utilizando como fontes a leitura e análise documentos e monumentos. Esse guia é pensado para auxiliar os professores em suas práticas docentes, com uma proposta metodológica alinhada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Documento de Referência Curricular (DRC-MT) bem como às discussões da historiografia sobre uso do patrimônio histórico-cultural como fonte histórica em sala de aula, o guia pode auxiliar, para além dos eventos que versam sobre a Passagem da Coluna Prestes, outros que da mesma forma envolvam análise de fontes históricas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Interno - 83220201 - OTAVIO RIBEIRO CHAVES
Externo à Instituição - ADILSON JÚNIOR ISHIHARA BRITO - UFPA
Notícia cadastrada em: 17/10/2023 09:16
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1