Banca de QUALIFICAÇÃO: IONE SOARES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IONE SOARES DE OLIVEIRA
DATA : 10/10/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Universidade do Estado de Mato Grosso - Banca virtual - Unidade Regionalizada Cáceres- Virtualo
TÍTULO:

AS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA E OS ALCANCES DA HISTÓRIA LOCAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de história; História Local; História Oral; Metodologia Ativa; Pequena historiografia.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

Esta dissertação está voltada para a área de Ensino de História e insere-se no requisito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória).  A pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento da aula-oficina no Ensino de História, a partir da concepção da História Local, na perspectiva da organização e da produção do saber histórico dos estudantes e tem como objeto as relações de ensino e aprendizagem no Ensino de História e os alcances da História Local na Educação Básica. Para atingir o objetivo desta dissertação, a sala de aula foi lócus da pesquisa realizada na disciplina de História com duas turmas que compõe a etapa do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo, localizada no município de Jauru, região oeste de Mato Grosso. A partir da análise dos resultados obtidos com a realização do diagnóstico foi possível verificar que a escola possuía alguns pontos frágeis que precisavam ser melhorados e um deles era o baixo índice de rendimento escolar que não estava de acordo com as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). O ensino da História Local, como campo do conhecimento e estratégias de aprendizagem, permite trabalhar diferentes níveis de escala de análise social, econômico e temporal. Trata-se de potencializar o estudante na comunidade em que vive e desenvolvendo sua historicidade, na mesma medida em que o organiza no campo da produção de conhecimento histórico, historiografia de um pequeno espaço, intencionando a criação de uma história plural, que privilegia grupos até então historicamente invisibilizados como mulheres, negros, indígenas entre outros. Produz-se diferentes mediações do sujeito estudante, inquerindo a realidade histórica, na mesma direção em que se institui como sujeito de história por vínculos e experiências, das marcas e eventos de espaço-tempo e tempo-espaço de sua vivência. O lugar da aprendizagem nessa vertente o implica por diferentes mediações de tempo e “lugares de memória” como condicionantes de historicidades dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 68840001 - MARION MACHADO CUNHA
Interno - 59400001 - MARIA DO SOCORRO DE SOUSA ARAUJO
Interno - 131940001 - OSVALDO MARIOTTO CEREZER
Externo à Instituição - CARMEN LUCIA BEZERRA MACHADO - UFRGS
Notícia cadastrada em: 16/10/2023 12:11
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