Banca de DEFESA: Kaique Alves de Souza

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Kaique Alves de Souza
DATA : 26/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT via remota
TÍTULO:

ENTRE SABERES E VOZES: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA E AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE FORA DO ARMÁRIO


PALAVRAS-CHAVES:

Gênero; Sexualidade; Ensino de História


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Esta dissertação de mestrado é fruto da pesquisa construída no âmbito do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em ensino de História – ProfHistória Núcleo da Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT. O principal motivador desta pesquisa justificou-se no cenário de violências e discriminações que ocorrem no contexto escolar e o papel dos professores de história na promoção de práticas pedagógicas voltadas para as diferenças e diversidades na contemporaneidade. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar se, e como as temáticas de gênero e sexualidade são trabalhadas nas práticas pedagógicas de professores de história da Rede Básica de Educação do Estado de Mato Grosso. Como objetivo específico, buscou-se identificar como estão apresentadas pelas Orientações Curriculares das Diversidades Educacionais (2012) e o Documento de Referência Curricular (2018), no que se refere o uso das temáticas de gênero e sexualidade como princípio pedagógico. Como metodologia desta pesquisa utilizamos entrevista oral via história oral. Foram realizadas entrevistas com quatro professores de história da Educação Básica da Rede Pública do Estado de Mato Grosso (SEDUC/MT), acerca da temática de gênero e sexualidade e suas práticas pedagógicas. As entrevistas foram operadas pela história oral temática (que prioriza o fazer científico voltado para as vozes de indivíduos historicamente excluídos e silenciados), gravadas na plataforma Google Meet, seguida pelo roteiro de entrevista elaborado previamente. Na interpretação dos relatos de professores, por meio do uso do conceito de interseccionalidade buscou-se promover reflexões que auxiliem na compreensão da ausência/presença da temática de gênero e sexualidade no ensino de história. Por meio desta investigação consideramos que a tímida presença das discussões de gênero e sexualidade nas práticas pedagógicas do ensino de história, tem contribuído para a resistência frente às formas dominadoras de produção saberes e constituição identitária.  Compreendemos que há um cenário de silenciamento e apagamento expressas pela ausência de posicionamento e autorreflexão das práticas pedagógicas do ensino de história no que se refere as temáticas de gênero e sexualidade. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - FERNANDO SEFFNER - UFRGS
Presidente - 131940001 - OSVALDO MARIOTTO CEREZER
Interno - 61729004 - REGIANE CRISTINA CUSTODIO
Notícia cadastrada em: 10/11/2021 16:19
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1