Banca de QUALIFICAÇÃO: Luzineth Florentina Souza Serra

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Luzineth Florentina Souza Serra
DATA : 21/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E EM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REDE NO ENSINO DE HISTÓRIA


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Educação; Ensino de História.

 


PÁGINAS: 77
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo analisar a percepção de professores acerca do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de história, a partir das narrativas orais, produzidas por meio da Metodologia da História Oral. Portanto, registrar as impressões acerca do impacto que as Tdics tem proporcionado ao ensino, principalmente no contexto da pandemia, as mudanças ocorridas, a maneira de trabalhar com as Tdics antes e depois da pandemia, além das análises documentais dos relatórios e atas de reuniões pedagógicas, do Projeto Político Pedagógico e do Regimento da Escola e Registos em Caderno de Ocorrências, o que traz indícios da percepção dos docentes de história sobre a relação tecnologias digitais versus ensino de história e conhecimento histórico. Para o desenvolvimento dessa dissertação partimos das seguintes questões: Como os professores percebem os benefícios, desafios e malefícios do uso das tecnologias digitais no ambiente escolar antes e depois da pandemia? Como os professores de História apropriam-se das interfaces da cultura digital para desenvolvimento do Ensino de histórica em sala de aula? Para responder essas questões foram realizadas entrevistas com cinco professores de história de uma estadual localizada na periferia de Cuiabá.  Com os avanços das tecnologias, é possível que os educadores ampliem a relação ensino-aprendizagem, fazendo uso de recursos que diminuam as barreiras físicas e do tempo, indo além da sala de aula convencional. O que há pouco tempo era privilégio apenas das famílias ricas já vem se tornando uma realidade para as famílias mais pobres, apesar de ainda existir muita exclusão digital, e esse aspecto foi uma triste realidade no ensino remoto. Por outro lado, no ensino presencial, a escola é um importante espaço de acesso aos estudantes ao mundo digital, pois um professor e seus alunos com possibilidade de acesso a um simples tablete e acesso à internet pode demonstrar diversas situações de forma virtual, como por exempli, a vida e a cultura de uma determinada região do país em estudo ou mesmo a busca de informações e pesquisas, além de forma de escrita coletiva e colaborativa. Sendo assim, o uso das ferramentas da tecnologia permite maior disponibilidade de informações e recursos para o educando, podendo tornar o processo educativo mais dinâmico, eficiente e inovador.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 247541002 - JAIRO LUIZ FLECK FALCAO
Interno - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Interno - 131940001 - OSVALDO MARIOTTO CEREZER
Externo ao Programa - 253540001 - ARIELE MAZOTI CRUBELATI
Notícia cadastrada em: 13/09/2021 10:05
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