Banca de DEFESA: Michelle Aparecida da Silva Gomes

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Michelle Aparecida da Silva Gomes
DATA : 01/07/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Unemat via Google meet
TÍTULO:

DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA E O ENSINO DE HISTÓRIA PELA DIMENSÃO DAS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS DO JORNAL “CORREIO CACERENSE” (1968-1978)


PALAVRAS-CHAVES:

ProfHistória; Ensino de História; Jornais; Ditadura Civil-Militar; Cáceres- MT.


PÁGINAS: 153
RESUMO:

Esta dissertação estuda as formas como a ditadura civil-militar brasileira foi veiculada nos noticiários do Jornal Correio Cacerense, na cidade de Cáceres/MT, como um material de suporte ao Ensino de História. As análises das publicações estão centradas na influência da imprensa na formulação de opiniões no cotidiano da cidade e as prováveis intervenções sociais e políticas que aconteceram durante a ditadura, especialmente entre 1968 e 1978. Considerando que as fontes documentais se constituem como uma memória sobre os acontecimentos e assim tomando o Jornal Correio Cacerense como suporte de memórias sócio-históricas, analisamos a constituição de uma “memória positiva” sobre o regime militar que ainda é preponderante no coletivo social da cidade, destacando o que ainda é lembrado e o que foi esquecido, como também apresentar os possíveis aspectos que compõem as formulações dessas memórias. Para isso, realizamos a análise das publicações do jornal Correio Cacerense, buscando construir um diálogo com as fontes teóricas que abordam a Ditadura Civil-Militar no Brasil. Assim sendo, para fundamentar teoricamente sobre a temática abordada, utilizamos os autores Napolitano (2014), Ferreira e Delgado (2019), Fico (2014), Carvalho (2012), dentre outros. Desta maneira, as discussões que abarcam este trabalho também estão direcionadas para o uso das fontes documentais para o ensino de História, sobretudo as notícias jornalísticas como possibilidade para a aprendizagem histórica. Para isso, foi fundamental compreender o Arquivo Público Municipal de Cáceres como um lugar de memória que aloca esses documentos que constituem parte da memória sócio-histórica da cidade. Na perspectiva de pensar o ensino de História e o uso das fontes documentais, recorremos às autoras Bittencourt (2011; 2017), Fonseca (2011), Schmidt e Cainelli (2004), Fonseca (1993), dentre outros. Por fim, temos como parte desta dissertação a produção de um material pedagógico que se configura por uma proposta de Unidade Temática Investigativa. Assim, o “produto pedagógico” servirá como ferramenta para auxiliar os professores de História em suas práticas pedagógicas a abordarem a temática da Ditadura Civil-Militar no Brasil e possíveis repercussões em Cáceres.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 59400001 - MARIA DO SOCORRO DE SOUSA ARAUJO
Interno - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Interno - 278736001 - FERNANDA MARTINS DA SILVA
Externo à Instituição - LUIS CESAR CASTRILLON MENDES - FUFGD
Notícia cadastrada em: 21/06/2021 17:18
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1