Banca de QUALIFICAÇÃO: Gunnar Gabriel Zabala Melgar

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Gunnar Gabriel Zabala Melgar
DATA : 17/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT via remota
TÍTULO:

A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE MUNICIPAL NO ENSINO DA HISTÓRIA DE CACOAL-RO À ESCRITA DA HISTÓRIA PARA SER ENSINADA (1972 - 2010)


PALAVRAS-CHAVES:

ProfHistória; Ensino de História; História Local


PÁGINAS: 101
RESUMO:

Esta dissertação trata da construção de uma identidade municipal no ensino de História local em Cacoal-RO (1972-2010). A pesquisa está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, tendo como eixo norteador a linha de Pesquisa 1 – Saberes Históricos no Espaço Escolar, com enfoque para a formação do estudante e do professor, bem como o exercício do ensino de História na escola. No processo de colonização do hoje estado de Rondônia estimulado pela abertura da BR-364, na década de 1970, aconteceu através dos Projetos Integrados de Colonização (PICs), geridos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). A propaganda e a criação de colônias, promoveram intensos fluxos migratórios de populações sem-terra e sem trabalho ou com pouco capital, oriundas do Nordeste, Sul e Sudeste. Neste panorama, surgiu o povoado hoje cidade de Cacoal, às margens da BR-364. Tornou-se depois um dos municípios mais prósperos de Rondônia. Pesquisamos se houve, no decorrer do tempo, a constituição de uma identidade cacoalense, por parte dos migrantes e das novas gerações. Preguntávamos: Qual foi a importância que a História teve nesse processo? E se teve importância, como se deu o ensino de História em Cacoal, da colonização até a década de 2010? Na pesquisa da bibliografia realizamos uma revisão de estudos em obras físicas e digitais, resenhando-as na perspectiva da proposta para conhecer o que já se sabe sobre a história e o ensino da história de Rondônia e Cacoal. As principais fontes documentais foram relatos de cronistas, documentos dos projetos de colonização e da educação em Rondônia, as leis, os PPPs de escolas e as entrevistas com professores de história. Nas entrevistas utilizamos a Metodologia da História Oral para obter os relatos orais. Entrevistamos 4 professores da educação básica, que atuaram ou ainda atuam na rede pública do estado, com a disciplina de História. Assim, este trabalho pode contribuir com a sociedade rondoniense, trazendo à tona conhecimentos que podem ser utilizados nas disciplinas de História e História de Rondônia, por meio de um Guia Didático para o (a) professor (a), como resultado concreto desta dissertação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 83174001 - JOAO IVO PUHL
Externo à Instituição - LUIS CESAR CASTRILLON MENDES - FUFGD
Interno - 34773007 - MARLI AUXILIADORA DE ALMEIDA
Interno - 131940001 - OSVALDO MARIOTTO CEREZER
Notícia cadastrada em: 14/05/2021 09:29
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