Banca de DEFESA: Lilian Santos de Andrade

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lilian Santos de Andrade
DATA : 12/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: UNEMAT via remota
TÍTULO:

A LEI TEM QUE VALER DESDE O PORTÃO”: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES - IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL N° 10.639/03 NA EDUCAÇÃO BÁSICA 


PALAVRAS-CHAVES:

Saberes e práticas docentes; ProfHistória; Ensino de História; Lei Federal 10.639/03.


PÁGINAS: 136
RESUMO:

A presente pesquisa tem por objetivo analisar como se deu a implementação da Lei Federal n. 10.639/03 na educação básica em Poconé/MT a partir de uma escola estadual da cidade, em especial, dos saberes e práticas mobilizados por professores de História, Arte e Língua Portuguesa que têm em comum o trabalho na escola escolhida como lócus de pesquisa, mas atuam ou atuaram em outras do mesmo município. Utilizamos fontes orais com entrevistas com professores das disciplinas de História, Artes e Literatura, áreas focadas pela lei estudada e fontes documentais, tais como leis, diretrizes e orientações curriculares nacional e estadual, documentos escolares e bibliografia sobre o tema. Utilizamos a entrevista oral baseada nos procedimentos da história oral temática e buscamos construir um diálogo entre os registros orais e as fontes documentais. A investigação se baseou na abordagem qualitativa somada a perspectiva teórica intercultural crítica e os estudos decoloniais. Nossa preocupação é compreender as múltiplas vozes e percepções dos colaboradores, evidenciando a pluralidade de ideias, representações e concepções sobre o tema estudado. Nossas inquietações dizem respeito a pensar se e como tem sido a decolonização dos saberes na educação básica, o que tem sido feito para o combate ao racismo, o preconceito e a exclusão social dos negros para que haja reconhecimento desses sujeitos que historicamente não têm sido reconhecidos na modernidade/colonialidade. Em suma, como a história e a cultura africana e afro-brasileira foram inseridas no lócus de pesquisa. A partir do que nos disseram os professores colaboradores, percebemos as práticas e imaginários racistas que estiveram e ainda estão presentes de diferentes formas e em diferentes âmbitos da escola, os desafios e os problemas estruturais enfrentados pelos professores, o que tem sido feito e o que ainda é preciso ser feito. O caminho para uma implementação efetiva da lei ainda é longo, mas muitas transformações ocorreram e estão ocorrendo. Na escola que serviu de lócus de pesquisa podemos dizer, que apesar dos limites e descontinuidades esse processo possui conquistas importantes, inclusive, para a decolonização dos saberes e práticas escolares. Buscamos com esse estudo contribuir para o debate a respeito dos saberes e práticas dos professores no ensino das relações étnico-raciais na educação básica contemporânea.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO PINHEIRO RODRIGUES - UFMT
Interno - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Interno - 278736001 - FERNANDA MARTINS DA SILVA
Interno - 131940001 - OSVALDO MARIOTTO CEREZER
Notícia cadastrada em: 27/04/2021 11:11
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