Banca de DEFESA: WAGNER SOUZA VITORINO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WAGNER SOUZA VITORINO
DATA : 11/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual - meet.google.com/nkt-icfb-xxv
TÍTULO:

COMPOSIÇÃO MUSICAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA METODOLOGIA APLICADA EM ESCOLA PÚBLICA – VILHENA -RO


PALAVRAS-CHAVES:

ProfHistória. Ensino de História. Composição Musical. Diferentes linguagens.


PÁGINAS: 152
RESUMO:

Esta dissertação em ensino de História versa sobre o estudo investigativo do uso da composição musical como metodologia ativa de ensino que viabilize à aprendizagem significativa e crítica dos conteúdos de História. O problema que motivou a investigação foi como se dá o fenômeno do emprego de linguagens diferenciadas no ensino de História? Essa investigação teve como objetivo geral analisar a possibilidade do emprego da composição musical com temas históricos nas aulas de História. Também pretendeu atingir os objetivos específicos tais como: conhecer e aprimorar o uso da musicalidade no ensino de História; criar estratégias para ensinar os conteúdos do livro didático, por meio da composição de músicas em parceria com alunos do ensino fundamental; diferenciar métodos de ensino em História por meio do emprego da composição musical, com a intenção de cognição histórica; avaliar os estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM – V,  localizado na cidade de Vilhena – RO, com o propósito de verificar a  aprendizagem pretendida com a pesquisa. Para fundamentar teoricamente a pesquisa, com relação aos processos da educação e do ensino, utilizou-se Carla Beatriz Meiners (2010), Circe Bittencourt (2008), Paulo Freire (1996), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (2007) e Selva Guimarães (2012). Na perspectiva de analisar o emprego da música no ensino de História, recorreu-se às obras de Tiago Madolozzo (2015), José D’Assunção Barros (2018) e Ramon Bezerra Souza (2018). É uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Para a realização da coleta de dados, a pesquisa deu-se por meio da realização de prática didática com o recurso de oficinas realizadas em sala de aula no ano de 2019, empregando a composição musical com temas históricos nas atividades, que envolveu os alunos do ensino fundamental. Como propôs a pesquisa, com o desenvolvimento da prática pedagógica mediante oficinas em sala de aula, realizou-se a coleta de relato das experiências, assim como a descrição das ações realizadas. Por conseguinte, a investigação contribui para compreender a relação entre professor e aluno envolvidos no processo de ensino de História com a realização de composição de músicas com temas históricos. Com o que foi discorrido, verificou-se que, o fenômeno da aprendizagem significativa uma vez que os alunos relacionaram seus saberes com as propostas de conteúdo detectando as rupturas e permanências dos acontecimentos tais como exploração da mão de obra das classes mais necessitadas, preconceito de gênero, em específico contra as mulheres e racismos vigentes na sociedade atual. O que foi dissertado, apresenta o posicionamento crítico dos alunos ao constatarem e proferirem sobre os aspectos de exclusão, exploração, machismo e discriminação, nos conteúdos propostos para as oficinas. Além disso, destaca a importância de diferentes linguagens para o ensino de História. Como produto, foram elaborados três vídeos musicalizados, elaborados a partir das composições realizadas nas oficinas. Os vídeos ilustrados com desenhos autorais dos alunos ficarão disponíveis em plataforma digital para que os professores possam utilizá-los em suas aulas de História.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Interno - 34773007 - MARLI AUXILIADORA DE ALMEIDA
Interno - 61729004 - REGIANE CRISTINA CUSTODIO
Externo à Instituição - SANDRA CRISTINA FAGUNDES DE LIMA - UFU
Notícia cadastrada em: 14/04/2021 08:54
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