Banca de QUALIFICAÇÃO: Michelle Aparecida da Silva Gomes

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Michelle Aparecida da Silva Gomes
DATA : 04/12/2020
HORA: 14:30
LOCAL: UNEMAT via remota
TÍTULO:

Ditadura civil-militar brasileira e o ensino de história pela dimensão das matérias jornalísticas do jornal “correio cacerense” (1968-1978)


PALAVRAS-CHAVES:

Ditadura Civil-Militar; Ensino de História; Jornais; ProfHistória


PÁGINAS: 73
RESUMO:

A presente pesquisa estuda as formas como a ditadura civilmilitar brasileira foi veiculada nos noticiários do Jornal Correio Cacerense, na cidade de Cáceres/MT, como um material de suporte ao Ensino de História. As análises das publicações estão centradas na influência da imprensa na formulação de opiniões no cotidiano da cidade e as prováveis intervenções sociais e políticas que aconteceram durante a vigência do regime, especialmente entre 1968 e 1978. Considerando que as fontes documentais se constituem como uma memória sobre os acontecimentos e assim, tomando o Jornal Correio Cacerense como suporte de memórias sócio-históricas, o quê ainda é lembrado e o quê não foi conhecido e/ou esquecido sobre o Regime Civil-Militar em Cáceres? Que comportamentos político-sociais essas memórias podem revelar? Como o ensino de história sobre a ditadura civil-militar se torna possível tomando os jornais como objeto de investigação e conhecimento didático-pedagógico sobre esse passado recente? Que metodologias são possíveis para trabalhar essa temática, tornando as aulas de história mais atrativas e mais compreensíveis? Que leituras os alunos podem fazer sobre esse tempo histórico na cidade de Cáceres quando manuseiam os jornais? Para refletir sobre essas questões, recorremos às autoras Bittencourt (2011; 2017), Fonseca (2011), Schmidt e Cainelli (2004), Fonseca (1993), dentre outros, para discutir o ensino de história utilizando fontes documentais. Desta forma, entendemos que o uso da mídia impressa como fonte para o ensino de História abre um leque de possibilidades para despertar o entendimento crítico, o gosto pela prática da leitura e a construção de argumentos históricos na aprendizagem dos estudantes. As leituras e os debates acerca das notícias veiculadas nos jornais ajudam e favorecem a proximidade dos alunos com as vivências locais, seja de seu bairro, sua cidade, seu Estado, do seu país, com a possibilidade de fazer relações e/ou conexões com o mundo. Nessa ótica, estamos pensando o ensino de História a partir das matérias jornalísticas como fonte de investigação histórica, que contribui para uma formação escolar mais consistente na cidadania dos alunos. Por fim, pensando na perspectiva da Educação Histórica, estamos desenvolvendo uma Unidade Temática Investigativa, que consiste na elaboração de um plano didático-pedagógico que possibilite a utilização dessas fontes documentais nas práticas de ensino de história.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - LUIS CESAR CASTRILLON MENDES - FUFGD
Presidente - 59400001 - MARIA DO SOCORRO DE SOUSA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 23/11/2020 15:03
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