Banca de QUALIFICAÇÃO: WAGNER SOUZA VITORINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WAGNER SOUZA VITORINO
DATA : 25/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO:

COMPOSIÇÃO MUSICAL NO ENSINO DE HISTÓRIA:

UMA METODOLOGIA POSSÍVEL


PALAVRAS-CHAVES:

ProfHistória, Ensino de História, Composição Musical


PÁGINAS: 99
RESUMO:

Esta dissertação em ensino de História, versa sobre o uso da composição musical como metodologia possível à aprendizagem crítica dos conteúdos de História. O problema que motivou a investigação foi verificar como se dá o fenômeno do emprego de linguagens diferenciadas no ensino de História. Essa investigação objetiva conhecer e aprimorar metodologias viáveis para o uso da musicalidade no ensino de História; criar estratégias para ensinar os conteúdos do livro didático, por meio da composição de músicas em parceria com alunos do ensino fundamental; diferenciar métodos de ensino em História por meio do emprego da composição musical, com a intenção de cognição histórica; avaliar os estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM – V,  localizado na cidade de Vilhena – RO, com o propósito de verificar a  aprendizagem pretendida com a pesquisa. Para fundamentar teoricamente a pesquisa, com relação aos processos da educação e do ensino, utilizou-se Carla Beatriz Meinerz (2010), Circe Bittencourt (2011), Paulo Freire (2005), Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro (2007) e Selva Guimarães (2012). Na perspectiva de analisar o emprego da música no ensino de História, recorreu-se às obras de Tiago Madolozzo (2015), José D’Assunção Barros (2018) e Ramon Bezerra Souza (2018). É uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva. No que tange à coleta de dados dos resultados das oficinas realizadas em sala de aula no ano de 2019, tendo a composição musical com temas históricos, com o recurso da realização de aulas de História, envolvendo alunos do ensino fundamental. Como propõe a pesquisa, com o desenvolvimento da prática pedagógica mediante oficinas em sala de aula, realizou-se a coleta de relato das experiências, assim como a descrição das ações realizadas. Por conseguinte, a investigação contribui para compreender a relação entre professor e aluno envolvidos no processo de ensino de História com a realização de composição de músicas com temas históricos. Com a dissertação em pauta, verificou-se que, a aprendizagem sobreveio de maneira significativa, uma vez que, os alunos, relacionaram seus saberes com as propostas de conteúdo detectando as rupturas e permanências dos acontecimentos. Essa pesquisa, apresenta o posicionamento crítico dos alunos ao constatarem e proferirem sobre os aspectos de exclusão, exploração, machismo e discriminação, nos conteúdos propostos para as oficinas. Além disso, destaca a importância de diferentes linguagens para o ensino de História. Como produto, foram elaborados três vídeos musicalizados, elaborados a partir das composições realizadas nas oficinas. Os vídeos ilustrados com desenhos autorais dos alunos ficarão disponíveis em plataforma digital para que os professores possam utilizá-los em suas aulas de História.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Interno - 61729004 - REGIANE CRISTINA CUSTODIO
Interno - 34773007 - MARLI AUXILIADORA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - SANDRA CRISTINA FAGUNDES DE LIMA - UFU
Notícia cadastrada em: 22/10/2020 16:21
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