Banca de QUALIFICAÇÃO: Lilian Santos de Andrade

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lilian Santos de Andrade
DATA : 06/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Unemat Cáceres (via Google meet)
TÍTULO:

ENTRE SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: IMPLEMENTAÇÃO DA LEI FEDERAL N° 10.639/03 NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE POCONÉ (Mato Grosso, Brasil)


PALAVRAS-CHAVES:

Lei Federal n° 10.639/03; saberes e práticas docentes; ProfHistória


PÁGINAS: 97
RESUMO:

A presente pesquisa tem por objetivo analisar como se deu a implementação da Lei Federal n. 10.639/03 na educação básica em Poconé/MT a partir de uma escola Estadual da cidade, em especial, dos saberes e práticas mobilizados por professores de História, Arte e Língua Portuguesa que têm em comum o trabalho na escola escolhida como lócus de pesquisa, mas atuam ou atuaram em outras do município. Utilizamos fontes orais com entrevistas com professores das disciplinas de História, Artes e Literatura, áreas focadas pela lei estudada e fontes documentais, tais como leis, diretrizes e orientações curriculares nacional e estadual, documentos escolares e bibliografia sobre o tema. Utilizamos a entrevista oral baseada nos procedimentos da história oral temática e buscamos construir um diálogo entre os registros orais e as fontes documentais. A investigação se baseou na abordagem qualitativa somada a perspectiva teórica intercultural crítica e os estudos decoloniais. Nossa preocupação é compreender as múltiplas vozes e percepções dos colaboradores, evidenciando a pluralidade de ideias, representações e concepções sobre o tema estudado. Nossas inquietações dizem respeito a pensar se e como tem sido a decolonização dos saberes na educação básica, o que tem sido feito para o combate ao racismo, o preconceito e a exclusão social dos negros para que haja reconhecimento desses sujeitos que historicamente não têm sido reconhecidos na modernidade/colonialidade. Em suma, como a história e a cultura africana e afro-brasileira foram inseridas no lócus de pesquisa. A dissertação está organizada em três capítulos. No primeiro capítulo discutimos e apresentamos reflexões sobre a História do Ensino de História e do ensino das relações étnico-raciais no Brasil. No segundo capítulo os professores colaboradores são apresentados e analisamos seus saberes e práticas a partir de suas narrativas a respeito de temáticas fundamentais em torno do que versa a lei estudada, tais como, formação inicial e continuada, opinião a respeito da obrigatoriedade do estudo das temáticas africana e afro-brasileira na educação básica e do racismo e discriminação na escola e na sociedade. No terceiro capítulo a análise foi realizada a partir dos saberes e práticas dos professores pensando nas transformações no currículo escolar no tocante ao ensino das temáticas africana e afro-brasileira. Além da narrativa dos professores colaboradores, utilizamos como referência diretrizes e orientações curriculares e nacionais e os PPPs da escola. Buscamos contribuir para o debate a respeito dos saberes e práticas dos professores no tocante ao ensino das relações étnico-raciais na educação básica contemporânea.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO PINHEIRO RODRIGUES - UFMT
Interno - 278736001 - FERNANDA MARTINS DA SILVA
Presidente - 131940001 - OSVALDO MARIOTTO CEREZER
Notícia cadastrada em: 15/10/2020 16:44
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