Banca de QUALIFICAÇÃO: DOMINIQUE STEFANY GOMES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DOMINIQUE STEFANY GOMES DOS SANTOS
DATA : 26/12/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

PERMISSÕES E INTERDIÇÕES: EDUCAÇÃO E RELAÇÕES DE GÊNERO EM ASSENTAMENTOS RURAIS NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Relações de Gênero. Território. Assentamentos Rurais.


PÁGINAS: 199
RESUMO:

A  presente  dissertação  configurou-se  em  uma  investigação  na  área  da  educação,  no  campo temático dos estudos de gênero com as camponesas e os camponeses dos assentamentos rurais localizados na fronteira Brasil-Bolívia, no município de Cáceres-MT. O problema de pesquisa consistiu  em  compreender:  como  são  constituídas  as  práticas  educativas  concernentes  aos processos  generificadores  nas  relações  sociais  entre  mulheres  e  homens  em  assentamentos rurais?  O  objetivo  geral  foi  analisar  os  processos  educativos  generificadores  de  mulheres  e homens (o permitido e o interditado) em suas relações sociais no/do campo na Fronteira Brasil-Bolívia. O embasamento teórico assentou-se nos conceitos de território e fronteira pelos autores Saquet e Gallo (2010); Ferreira e Suttana (2012); García (2017); Haesbaert (2020). Educação do Campo nas autoras Caldart (2008, 2010); Molina e Freitas (2011). Ao longo da dissertação procurou-se tecer um diálogo com os conceitos de Divisão Social e Sexual do Trabalho pelas autoras Rua e Abramovay (2000); Kergoat (2009); Korol (2016); Federici (2018). Gênero e patriarcado com as autoras Scott (1995); Louro (1997, 2001, 2008); Hooks (2017, 2019); Tiburi (2018).  O  caminho  metodológico  seguiu  pela  abordagem  de  pesquisa  qualitativa  conforme Minayo (1994) e pelo tipo de pesquisa descritivo com base em Gil (2008). Foi realizada uma pesquisa  de  campo  e,  a  respeito  da  técnica  de  coleta  de  dados,  adotamos  a  entrevista semiestruturada com camponesas/es que vivem e (re)existem no território de assentamentos da fronteira Brasil-Bolívia. Como estratégia de enfrentamento ao contexto pandêmico da COVID-19, construímos a amostragem de pesquisa pela técnica snowball (VINUTO, 2014). O trabalho de campo se constituiu pelas entrevistas com 11 camponesas/es, sendo 8 mulheres e 3 homens, por meio da plataforma Google Meet, e o procedimento analítico se deu pela análise de narrativa (DUARTE, 2004). Desse modo, identificamos que esse campo se configura como um território de reprodução e de resistência camponesa. Os resultados indicam que há divisão e diferenciação entre os gêneros, em que o trabalho na casa é designado para as mulheres e o trabalho na roça atribuído  aos  homens.  Reconhece-se  que  existem  mulheres  presentes  nas  funções  da  roça, porém  seu  trabalho  é  visto  como  “ajuda”  ao  homem  e  extensão  do  trabalho  doméstico, consequentemente não remunerado. Essas distinções também perpassam as relações estabelecidas dentro das escolas e dos espaços de lazer dos assentamentos, através de visões naturalizadas sobre as relações de gênero que invisibilizam as mulheres. O estudo procurou questionar essas estruturas de poder limitantes estabelecidas e propõe o diálogo sobre a temática nos  espaços  de  formação  e  educação.  A  educação  comporta  o  potencial  de  intercâmbio  de diferentes  olhares,  de  novas  aprendizagens  no  caminho  de  transpassar,  talvez  transcender, fronteiras  de  pensamentos  e  práticas  dadas  como  definitivas  e  excludentes.  Percebeu-se  o protagonismo  das/os  participantes  da  pesquisa,  além  das  perguntas  provocarem  a  reflexão delas/es sobre a questão, elas/es tiveram o compromisso de trazer outras pessoas para responder a pesquisa, evidenciando-se a necessidade de dialogar mais sobre o tema com a escola, com a comunidade e com a sociedade, no sentido de reconhecer e valorizar as pessoas, principalmente, as mulheres daquele território.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 28108002 - HELOISA SALLES GENTIL
Externo à Instituição - PRISCILA GOMES DORNELLES AVELINO - UFRB
Presidente - 82438001 - SANDRO BENEDITO SGUAREZI
Notícia cadastrada em: 16/12/2021 12:53
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