ENSINO DA LÍNGUA BALATIPONE: BRINCADEIRA XIRIPA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA MUNICIPAL INDÍGENA JULA PARÉ
Brincadeira Xiripa – revitalização da língua Balatiponé - ensino-aprendizagem – atividades lúdicas
O presente trabalho é resultado de pesquisa sobre a revitalização da língua. realizada com crianças do povo Balatipone, alunos das turmas multisseriadas – terceiro, quarto e quinto anos do ensino fundamental da Escola Municipal Indigena Jula Pare, centralizada na aldeia Umutina, no município de Barra dos Bugres - M.T. O trabalho foi desenvolvido em etapas e dividido em dois capítulos. O primeiro capítulo contém informações bibliográficas e de fontes da tradição oral sobre as primeiras informações da existência do povo Balatiponé, sobre seus mitos de origem e crenças, sobre língua, território, localização e população. Encontram-se informações sobre fatos traumáticos vivenciados pelos Balatipone nos primórdios do contato pacífico entre eles e os não indígenas, os quais provocaram perdas irreversíveis como a morte física e aniquilamento da língua e da cultura dos Balatiponé, bem como o processo histórico da educação escolar na aldeia Umutina e as sequelas na transmissão de conhecimentos ancestrais. Também se apresenta um importante destaque quanto ao papel do professor Balatipone, seus dilemas e suas perspectivas enquanto educador. No segundo capítulo, é apresentada a proposta de ensino como foi idealizada, planejada, organizada e como as ações foram executadas. Para que os resultados desta pesquisa fossem atingidos, foram utilizadas atividades lúdicas, tomando como ponto de partida uma brincadeira tradicional do povo Balatiponé, denominada Xiripa, a qual serviu de estratégia e recurso didático para o ensino da língua Balatipone. Convém ressaltar que as atividades propostas neste trabalho proporcionaram resultados muito satisfatórios, tanto em sala de aula, através de atividades diversificadas que foram produzidas pelos alunos, quanto fora dela, na continuidade da brincadeira e na sua disseminação entre as outras crianças da aldeia, especialmente pelo uso das palavras e frases que as crianças expressaram durante a brincadeira.