MATERIAL PEDAGÓGICO COM CATALOGAÇÃO DE ESPÉCIES DE PEIXES NA LÍNGUA BALATIPONÉ
Educação Escolar Indígena, Povo Balatiponé, Ensino de Língua Materna, Léxico.
Esta dissertação está relacionada ao projeto da Escola Indígena Jula Paré sobre revitalização étnica, cultural e linguística do povo Balatiponé. Ele vem contribuir para o fortalecimento da formação dos profissionais da educação intercultural indígena, assim como, para a própria educação escolar na aldeia e para a revalorização da cultura indígena Balatiponé. Nossas reflexões estarão pautadas em estudos referentes ao léxico, especialmente, em autores indígenas Balatiponé, autores que tratam sobre o ensino de língua materna, como (Paula), (Braggio), (Pimentel da Silva), além do Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas (RCNEI), entre outros autores que tratam sobre o tema desse trabalho. Nosso objetivo principal é realizar a catalogação, em idioma materno, das espécies de peixes existentes nos rios Paraguai e Bugres do território da nação indígena Balatiponé. Além disso, propõe-se a ampliar a noção cultural e identitária, incentivar e manter registrados os nomes dessa espécie animal com o intuito principal de repercussão social junto à comunidade de falantes e o povo como um todo. Dentre os objetivos específicos, destaca-se a construção por meio de conversas de cunho pedagógico nas escolas indígenas locais “Jula Paré”, “Bakalana” e “Massepô” um esboço de um material de cunho pedagógico. A metodologia de pesquisa é de viés colaborativo e participativo, dentro dos moldes da pesquisa-ação.