ENSINO DE PORTUGUÊS NA ESCOLA KOMOMOYEA KOVOÊRO A PARTIR DE RECEITAS CÚLINARIAS
Ensino de língua portuguesa. Receita culinária. Povo Terena.
A presente dissertação traz uma discussão sobre o ensino de língua portuguesa a partir de receitas culinárias tradicionais do povo Terena. O trabalho tem como objetivo ensinar a língua portuguesa através dos gêneros textuais: receita culinária, entrevista e reportagem, com a preocupação de fazer uma revitalização cultural da culinária tradicional do povo Terena de Mato Grosso. No trabalho, os alunos desenvolveram uma investigação sobre a culinária do povo Terena, no qual fizeram entrevistas sobre a alimentação tradicional, buscando informações pertinentes que os ajudem a entender melhor como é o modo de preparo dos alimentos e também sobre os principais ingredientes que usam. A partir da investigação, sistematizaram diferentes receitas tradicionais e produziram reportagens sobre o cultivo e a colheita dos produtos usados nas receitas. As atividades foram realizadas a partir de sequências didáticas planejadas, desenvolvidas em sala de aula e avaliadas. Nessa prática, diferentes atividades de leitura, escrita e reflexão linguística foram realizadas, buscando favorecer a aprendizagem dos alunos. A pesquisa é fundamentada em autores que tratam de ensino de línguas e gêneros textuais. A metodologia é de abordagem qualitativa, com a utilização de várias técnicas de produção e coletas de dados. A partir da investigação sobre os alimentos e as atividades com as receitas culinárias, entrevista e reportagem um livro de receitas culinárias tradicionais do povo Terena de MT foi organizado e, posteriormente, será disponibilizado na escola. Isso será de muita relevância para a comunidade escolar, pois permitirá que os alunos repassem seus conhecimentos adquiridos na pesquisa, contribuindo com o fortalecimento cultural do povo.