Banca de DEFESA: PITOGA MAKNE TXIKÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PITOGA MAKNE TXIKÃO
DATA : 30/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual do GoogleMeet
TÍTULO:

OS SABERES E FAZERES MATEMÁTICOS PRODUZIDOS E PRATICADOS PELO POVO IKPENG


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática; Etnomatemática; Parque do Xingu; Povo Ikpeng


PÁGINAS: 76
RESUMO:

Este é o resultado de uma pesquisa sobre saberes matemáticos do povo indígena Ikpeng, realizada na Terra Indígena Xingu, situado no município de Feliz Natal estado de Mato Grosso. Em hipótese da etnomatemática para refletir sobre a seguinte questão de pesquisa: Quais são os conhecimentos matemáticos do povo Ikpeng relacionados a contagem e geometria? Quais são as matemáticas praticadas no cotidiano do meu povo Ikpeng? A produção de dados baseou-se em observações de atividades tradicionais e entrevistas com membros sábios da comunidade da Aldeia Moygu do meu povo Ikpeng. Cada povo culturalmente distinto possui habilidades e formas de concretizar as necessidades do dia a dia ou dos rituais em diferentes artefatos: a cerâmica, a cestaria, os instrumentos musicais, os pequenos adornos, e toda a cultura material dos povos nativos estão carregados de princípios, objetivos, conhecimentos, história e valores. Com esta perspectiva, juntos aos alunos de 2º e 3º ano, fomos motivados a desenvolver nosso trabalho de pesquisa com o meu povo Ikpeng, para conhecer e refletir sobre aspectos da nossa história, nossa cultura e nossos saberes. Buscando contribuir para a valorização, divulgação e preservação de nosso conhecimento, inclusive os conhecimentos matemáticos, outras Etnomatemáticas dos povos culturalmente distintos. O estudo foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e de campo, com observação participante e teve como principal ferramenta teórica a etnomatemática. A partir da pesquisa, observamos quais os conceitos de geometrias estavam presentes na confecção das cestarias e das peneiras. O que possibilitou a elaboração de uma sequência didática para o ensino de etnomatemática. A proposta da sequência didática foi embasada na perspectiva da Etnomatemática, na qual buscamos resgatar e valorizar os saberes matemáticos das práticas culturais utilizadas pelo artesão Ikpeng. Visando proporcionar ao estudante Ikpeng um ensino-aprendizagem a partir do seu saber/fazer, possibilitando ser coautor do seu processo de ensino-aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 45557013 - JOÃO SEVERINO FILHO
Interna - 75013007 - MONICA CIDELE DA CRUZ
Externo à Instituição - JOÃO PEDRO ANTUNES DE PAULO - UNIFESSPA
Notícia cadastrada em: 28/08/2024 07:58
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