LÍNGUA MATERNA E NARRATIVAS DO POVO RIKBAKTSA: CONSTRUINDO A LITERATURA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDIGENA
língua Rikbaktsa, narrativas orais, educação escolar indígena, material pedagógico.
Este estudo aborda as narrativas, nossas histórias e a realidade sociolinguística do povo Rikbatksa, destacando a percepção dos estudantes do ensino médio sobre a importância das narrativas. O autor, pertencente a essa etnia, relata sua trajetória pessoal e acadêmica, evidenciando como a escolarização e a formação de professores indígenas têm sido estratégias fundamentais para fortalecer a identidade cultural e linguística de seu povo. A pesquisa tem como objetivo principal desenvolver materiais pedagógicos para o Ensino Fundamental I, subsidiando o ensino da língua materna Rikbaktsa a partir de narrativas tradicionais. A metodologia baseia-se num primeiro momento na coleta das narrativas com os mais velhos (colaboradores), no segundo momento essas narrativas orais são apresentadas para os alunos na escola que partir desse trabalho farão registros na língua materna, e de saberes do nosso território. Após essas etapas há a produção do texto teórico-reflexivo. O estudo reafirma a importância da educação indígena diferenciada como meio de resistência cultural e identitária, promovendo a revitalização linguística. A pesquisa demonstrou que é preciso cada vez mais desenvolver ações de literatura dentro da escola, com narrativas histórias, e uso da língua materna.