GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO: METODOLOGIAS ATIVAS X TRABALHO POR PROJETOS
Geometria; Metodologias ativas; GeoGebra; Projetos
Diante das dificuldades apresentadas por estudantes do ensino médio na aprendizagem de geometria, este trabalho apresenta uma intervenção pedagógica baseada em metodologias ativas e recursos tecnológicos. A pesquisa, realizada em uma escola estadual de Nova Mutum-MT, teve como objetivo principal desenvolver e implementar uma sequência didática que visasse aprimorar a compreensão dos alunos em relação a conceitos geométricos. Através de um diagnóstico inicial, foram identificadas as principais dificuldades dos estudantes, as quais serviram de base para a elaboração de atividades práticas utilizando o software GeoGebra e o Google Earth.
A metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos foi adotada para estimular o trabalho colaborativo e a construção ativa do conhecimento. Os resultados indicam que a abordagem proposta mostrou-se eficaz em promover a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas em geometria. A participação em projetos práticos, como cálculos de áreas e volumes, estimulou o protagonismo dos alunos e contribuiu para uma mudança de postura em relação aos estudos.