USO DE FERRAMENTAS DE CRIPTOGRAFIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO: PROPOSTAS DE ATIVIDADES
Criptografia; Proposta de atividades; Cifragem; Ensino; Matemática.
A matemática está intimamente ligada às nossas atividades cotidianas, de modo que um bom conhecimento matemático nos possibilita entender melhor o funcionamento de diversos fenômenos e processos com os quais lidamos constantemente. Infelizmente é comum no ensino básico e mesmo no superior a tendência de se ensinar conceitos matemáticos com pouca ou nenhuma ênfase em sua aplicabilidade o que pode dificultar aos estudantes entender a justificativa da presença dessa disciplina no currículo. Como proposta de solução, ao menos parcial, dessa carência, muitos trabalhos são desenvolvidos com o intuito de criar ferramentas educacionais que os professores possam utilizar em suas aulas para aproximar os conteúdos de matemática com suas aplicações. Nesse contexto, no presente trabalho investigamos os conceitos, raciocínios e propriedades matemáticas presentes em técnicas de criptografia e elaboramos uma apostila de propostas de atividades baseadas em tais técnicas, voltadas para o ensino e manipulação desses conceitos em caráter prático e experimental.