Ensino de plano cartesiano por meio de jogos digitais: uma investigação da aprendizagem significativa
Ensino de Matemática; Jogos digitais; GeoGebra.
A Matemática em sua abordagem tradicional tende a ser para a atual geração, que têm grande acesso às tecnologias digitais e facilidade em obter informações, uma disciplina pouco atrativa, fato que gera desinteresse e dispersão nas aulas. O ensino da Geometria em particular, depende da utilização de recursos tecnológicos e de sua aplicação no cotidiano dos alunos para que seus conceitos deixem de ser elementos meramente abstratos e passem a ter significado. Neste sentido, abordagens que utilizam jogos digitais pautados na investigação de aprendizagem significativa tem sido um fator de estudo. O objetivo do presente estudo foi verificar as contribuições de uma proposta com jogos digitais elaborados via Geogebra para uma aprendizagem significativa de plano cartesiano no 6º ano do Ensino Fundamental. Como instrumentos foram utilizados questionários sobre o perfil dos alunos, avaliação diagnóstica para identificar os conhecimentos prévios, avaliação formativa e questionários para o levantamento de percepções dos alunos. Os resultados demonstraram as vantagens da utilização de jogos digitais como recurso ao ensino, pois verificamos indícios de uma aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos abordados promovida pelo incentivo, motivação e cooperação entre os alunos durante a aplicação da sequência didática, contribuindo para a construção e modificação de conceitos e o letramento matemático. Concluiu-se que a utilização de jogos digitais pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da Geometria, fomentando a aprendizagem significativa e a formação humana dos alunos.