Banca de DEFESA: GUILHERME HENRIQUE DINIZ DE SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUILHERME HENRIQUE DINIZ DE SANTANA
DATA : 27/06/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Plataforma do Google Meet: https://meet.google.com/ukp-hvtv-wzh
TÍTULO:

DO RISO GROTESCO AO CORDEL DE AUTORIA FEMININA: RESSIGNIFICAÇÕES DO CÔMICO E DA TRADIÇÃO EM POEMAS DE CORDEL


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura, cordel, cultura popular, grotesco, escrita de autoria feminina.

 


PÁGINAS: 134
RESUMO:

A literatura de cordel é considerada um gênero literário proveniente da fusão da oralidade com a escrita, característico do nordeste brasileiro e com raízes na literatura europeia, principalmente, a lusitana. Oriundo da cultura popular, o cordel apresenta uma narrativa estruturada em versos rimados e metrificados, trazendo no plano semântico as histórias heroicas, reflexivas, épicas, de protesto, biográficas e, muitas vezes, engraçadas e carnavalizadas que encantam e comunicam por meio de temas regionais consubstanciados aos elementos universais. A pesquisa tem como objeto de estudo os poemas de cordel O cavalo que defecava dinheiro (2000), de Leandro Gomes de Barros, considerado o pai da literatura de cordel, e A verdadeira história do pavão misterioso (2023), de Julie Oliveira e Paola Torres, configuradas pelo trabalho como relevantes poetas contemporâneas. Pretende-se analisar nestas obras os aspectos da forma e do conteúdo dos poemas, as características literárias do cordel, a cultura popular pela ótica do realismo grotesco em Bakhtin (1987), e o olhar feminino em obras do romanceiro popular nordestino. Além disso, ressaltamos no cordel, a partir de Jolles (1930), os traços das formas simples do Caso, do Chiste e sua evolução para a forma artística, passando também por diversos escritores e poetas de cordel. O estudo segue a proposta teórico-metodológica de Lakatos e Marconi (2003) com base no método dedutivo aristotélico e na pesquisa qualitativa, amparando-se em uma revisão bibliográfica e na análise literária ao trabalhar as dimensões da literatura, dos fundamentos do poema e de sua elaboração estética ao se amparar em Candido (1996). Com o advento da escrita feminina na literatura de cordel, o trabalho também evidencia a crítica literária a partir dos estudos de Queiroz (2006), de Santos (2023) e da visão feminina desde os poemas da cordelista pioneira, Maria das Neves Baptista Pimentel, até a validação das poetas contemporâneas do cordel. Entende-se que este gênero literário é permeado pelo sistema de imagens, de ludicidade, da capacidade de despertar a imaginação, da comicidade ou da cultura do riso que, através da oralidade e do ritmo sonoro, consegue atrair a atenção do leitor/ouvinte. Como resultado, a pesquisa vem contribuir com os estudos literários ao analisar a cultura popular nordestina em obras de rico esquema rítmico, sob o prisma do realismo grotesco e das formas simples jollianas para ressignificar a tradição pela contemporaneidade, ressaltando-se a beleza e o potencial artístico da literatura popular.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 884.661.911-00 - JUNIOR CÉSAR FERREIRA DE CASTRO - UnB
Interna - 131981001 - SHIRLENE ROHR DE SOUZA
Externa à Instituição - SHEILA DIAS MACIEL - UFR
Notícia cadastrada em: 29/05/2025 14:45
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