Banca de QUALIFICAÇÃO: GUILHERME HENRIQUE DINIZ DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUILHERME HENRIQUE DINIZ DE SANTANA
DATA : 15/04/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Plataforma do Google Meet: meet.google.com/joo-qfon-tkd
TÍTULO:

A CULTURA POPULAR NO RE-VERSO DA CULTURA OFICIAL: CONTEÚDO E FORMA NA POESIA DE CORDEL 


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura, cordel, cultura popular, grotesco, escrita feminina.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

A literatura de cordel é um gênero literário proveniente da fusão da oralidade com a escrita, característico do nordeste brasileiro e possui raízes da cultura europeia, principalmente, a lusitana. Este gênero, característico da cultura popular, apresenta uma narrativa estruturada em versos rimados e rigorosamente metrificados, trazendo no plano semântico as histórias engraçadas, carnavalizadas que encantam e transmitem mensagens através de temas regionais consubstanciados aos elementos universais. A pesquisa tem como objeto de estudo os poemas de cordel O cavalo que defecava dinheiro (1976), de Leandro Gomes de Barros, considerado o pai da literatura de cordel, e A verdadeira história do pavão misterioso (2023), de Julie Oliveira e Paola Torres, configuradas pelo trabalho como relevantes poetas contemporâneas. Pretende-se analisar nestas obras os aspectos da forma e conteúdo, as características literárias do cordel e a cultura popular pela ótica do realismo grotesco em Bakhtin (1987). Além disso, ressaltamos no cordel, a partir de Jolles (1930), os traços das formas simples do Casos e do Chiste, e sua evolução para a forma artística, bem como a concepção de cultura moderna em Burke (2010), passando também por outros escritores e poetas de cordel. O estudo segue a proposta teórico-metodológica de Lakatos e Marconi (2003) com base no método dedutivo aristotélico e na pesquisa qualitativa, amparando-se em uma revisão bibliográfica e de uma análise literária, buscando trabalhar as dimensões da literatura, dos fundamentos do poema e de sua elaboração estética evidenciados em Candido (1996). Com o advento da escrita feminina na literatura de cordel, o trabalho também se fundamenta pela crítica literária de cordel com foco em Queiroz (2006) e Santos (2023). Logo, entende-se que o gênero literário é permeado pelo sistema de imagens, da ludicidade, da capacidade de despertar a imaginação, da comicidade ou cultura do riso que, através da oralidade e do ritmo sonoro, prende a atenção do leitor/ouvinte. Como resultado, a pesquisa vem contribuir com os estudos literários quanto a forma e ao conteúdo da literatura de cordel, em especial, a cultura popular, a cultura nordestina brasileira e a teoria do poema ao explicitar o esquema rítmico da poesia de cordel tão pouco explorado pela crítica literária.     


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 884.661.911-00 - JUNIOR CÉSAR FERREIRA DE CASTRO - UnB
Interna - 131981001 - SHIRLENE ROHR DE SOUZA
Externa à Instituição - SHEILA DIAS MACIEL - UFR
Notícia cadastrada em: 25/03/2025 16:43
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