Banca de DEFESA: TILLER BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TILLER BARBOSA
DATA : 29/07/2024
HORA: 13:00
LOCAL: https://meet.google.com/xpw-ydfy-yzs
TÍTULO:

BECOMING A BILINGUAL TEACHER”: narrativas dos(as) professores(as) bilíngues em escolas privadas de Sinop-MT


PALAVRAS-CHAVES:

Educação bilíngue de elite. Professor bilíngue de elite. Formação de professores bilíngues de elite (LI)


PÁGINAS: 191
RESUMO:

Estamos vivendo um momento de transformação na educação brasileira, com o ensino bilíngue demonstrando um crescimento significativo, especialmente em escolas privadas (SOUZA, 2021), e agora se expandindo para instituições públicas (SECOM-JP, 2020). Esse movimento destaca a necessidade de regulamentar essa forma de ensino, exemplificado pelo Parecer CNE/CEB N.º 2/2020, que busca legitimar o ensino bilíngue de línguas de prestígio (MEGALE, 2018) e combater a desinformação sobre essa modalidade. Nesse contexto, o presente trabalho analisa a experiência de se constituir como professor em instituições de ensino bilíngue em Sinop-MT, com os seguintes objetivos: (i) investigar o percurso formativo de professores de escolas bilíngues privadas; (ii) compreender como a formação desses profissionais atende aos requisitos das legislações vigentes; e (iii) identificar necessidades formativas desses profissionais.Para fundamentar a pesquisa, foi estabelecido um constructo teórico abrangendo: (1) o sujeito bilíngue (BYERS-HEINLEIN & LEW-WILLIAMS, 2013; BAKER, 2001); (2) a educação bilíngue (MEGALE, 2023; MEGALE, 2018); (3) a formação do professor bilíngue (RODRÍGUEZ, 1990; GARCÍA & KLEIFGEN, 2010); e (4) a pesquisa narrativa (BRANDÃO ET AL., 2023; LIEBLICH ET AL., 1998). O grupo de informantes consistiu inicialmentede20 professores bilíngues (inglês) e 4 coordenadores. No entanto, por se tratar de uma dissertação de mestrado, foram selecionados apenas 6 professores e 4 coordenadores para apresentarem suas narrativas. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado, uma linha do tempo sobre vivências com a Língua Inglesa (LI) – apenas dos professores –, e entrevistas semiestruturadas. Os resultados e constatações são relevantes para a discussão sobre a formação de professores bilíngues de elite e suas implicações, contribuindo para a reflexão sobre pontos que possam aprimorar essa formação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 52936012 - JULIANA FREITAG SCHWEIKART
Interna - 132024003 - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDAO
Externa à Instituição - JULIANA REICHERT ASSUNÇÃO TONELLI - UEL
Notícia cadastrada em: 15/07/2024 08:56
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1