CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA
PLATAFORMA MAIS INGLÊS
Palavras-Chave: Linguística Aplicada. Língua Inglesa. Ensino. Aprendizagem. Plataforma Mais Inglês. Ensino Médio.
A pesquisa teve por objetivo analisar as concepções de professores e alunos do Ensino Médio acerca da Plataforma Mais Inglês, uma plataforma de ensino de língua inglesa da rede pública de Mato Grosso instituída pelas políticas públicas de língua estrangeira através do Decreto do Governo do Estado de Mato Grosso Nº1.497/2022. A pesquisa se caracteriza como qualitativo-interpretativista, preocupando-se com aspectos subjetivos de fenômenos sociais e do comportamento humano. Como instrumentos de geração de dados foram realizadas observação participante com registros em notas de campo e entrevista semiestruturada com registros em áudio. A investigação foi realizada em Cláudia,Mato Grosso, cidade que compõe a Diretoria Regional de Educação de Sinop. Professores e alunos foram observados em sala de aula durante sem e com o uso da Plataforma Mais Inglês. Em um segundo momento, os docentes e discentes observados participaram de entrevistas semiestruturadas. Foi necessário compreender a realidade vivenciada pelos participantes em suas experiências de ensino, buscando explorar as percepções, desafios e possibilidades enfrentados no ensino e na aprendizagem da língua inglesa nesta proposta governamental. Os dados obtidos sugerem os desafios enfrentados e as o=possibilidades de aprender. Ainda podem contribuir para o desenvolvimento de políticas educacionais mais adequadas às realidades e desafios enfrentados nas escolas públicas, promovendo um ensino de língua inglesa consoante à necessidade dos alunos, mais inclusivo e acessível.