LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO NAS NARRATIVAS E PRÁTICAS DOCENTES DE LINGUAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Linguagem. Letramento Digital Crítico. EJA. Narrativas Docentes.
Esta pesquisa inscreve-se nos preceitos da Linguística Aplicada Crítica (LAC), cuja centralidade incide nas discussões e reflexões sobre o Letramento Digital Crítico nas práticas docentes de Linguagem no contexto da Educação de Jovens e Adultos. Posto isso, no aporte teórico contextualiza-se o(s) Letramento(s), os Novos Letramentos e os Multiletramentos, a fim de relacioná-los entre si e com o conceito de crítico(a) - tecido a partir da epistemologia do termo crítico, mediante concepções de estudiosos da LAC, das obras de Paulo Freire e dos orientativos educacionais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT, 2018). O percurso de pesquisa teve como questão problematizadora: Como o Letramento Digital Crítico potencializa as práticas docentes de Linguagem no contexto da Educação de Jovens e Adultos e, por conseguinte, o processo de formação crítica e cidadã dos estudantes? E, como objetivo geral: Analisar em que medida o Letramento Digital Crítico potencializa as práticas docentes de Linguagem e, por conseguinte, o processo de formação crítica e cidadã dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Consoante à natureza da questão indagadora e dos objetivos, o estudo referencia-se no método qualitativo, sob a perspectiva da pesquisa narrativa, com delineamento dos pressupostos da análise documental e entrevistas narrativas realizadas com seis professores da área de Linguagem, que atuam na EJA de uma Escola Estadual de Desenvolvimento Integral de Educação Básica (EEdieb). Os dados da pesquisa apontam que as narrativas ecoaram no sentido dos docentes se identificarem como escolhidos pela profissão ao atenderam ao chamado para o ensino, por isso se sentem satisfeitos na EJA por entenderem o papel social que exercem; Com referência às práticas de linguagem que são produzidas harmonicamente, com vistas à construção de um discurso dialógico, há ações ligadas ao uso das TDIC, embora limitadas da efetiva naturalização do Letramento Digital Crítico; as implicações são relativas à condição do acesso e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na educação, assim como das situações sócio-históricas dos estudantes e dos professores.