Banca de DEFESA: FRANCIS DE ALMEIDA DE MORAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCIS DE ALMEIDA DE MORAES
DATA : 18/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/wia-nhgv-zdy
TÍTULO:

RELEITURAS MATO-GROSSENSES: ESTIMULANDO O GOSTO PELA LEITURA POR MEIO DOS POEMAS DE MANUEL DE BARROS


PALAVRAS-CHAVES:

: Multiletramentos. Poesia. Manuel de Barros. Ensino Fundamental II. Formação do leitor.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

O escopo desta dissertação é apresentar um estudo acerca do papel dos multiletramentos literários no Ensino Fundamental II, tendo como foco a poesia de Manuel de Barros e sua potencialidade na formação de leitores críticos e sensíveis, buscando-se compreender de que maneira a poesia pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, articulando práticas pedagógicas inovadoras que dialogam com as realidades dos estudantes e com o uso de recursos digitais, cuja pesquisa fundamentou-se em referenciais teóricos sobre letramento literário, multiletramentos e ensino de literatura, explorando a função social, estética e formativa do texto poético. Metodologicamente, a investigação se estruturou como um estudo de intervenção pedagógica, realizado na Escola Municipal Primavera, em Sorriso-MT, com turmas de Ensino Fundamental II, sendo desenvolvidos módulos didáticos que integraram leitura, interpretação, produção e performance de poemas, articulados a práticas de oralidade e tecnologia digital, como a criação de um podcast coletivo. Os resultados evidenciaram que os estudantes ampliaram sua compreensão estética, desenvolveram maior envolvimento com a leitura poética e fortaleceram sua capacidade de expressão criativa, demonstrando avanços significativos no processo de letramento literário. Além disso, constatou-se que a poesia, quando vivenciada em um ambiente de escuta, troca e experimentação, promove o protagonismo estudantil e a valorização da cultura regional. A dissertação conclui que a experiência literária, mediada por estratégias de multiletramentos, favorece tanto o desenvolvimento cognitivo quanto o afetivo dos alunos, contribuindo para a formação de sujeitos mais críticos, reflexivos e criativos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131982001 - ROSANA RODRIGUES DA SILVA
Interno - 54001002 - GENIVALDO RODRIGUES SOBRINHO
Externo ao Programa - 82321001 - ISAAC NEWTON ALMEIDA RAMOS
Notícia cadastrada em: 01/09/2025 14:59
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