RELEITURAS MATO-GROSSENSES: ESTIMULANDO O GOSTO PELA LEITURA POR MEIO DOS POEMAS DE MANUEL DE BARROS
: Multiletramentos. Poesia. Manuel de Barros. Ensino Fundamental II. Formação do leitor.
O escopo desta dissertação é apresentar um estudo acerca do papel dos multiletramentos literários no Ensino Fundamental II, tendo como foco a poesia de Manuel de Barros e sua potencialidade na formação de leitores críticos e sensíveis, buscando-se compreender de que maneira a poesia pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, articulando práticas pedagógicas inovadoras que dialogam com as realidades dos estudantes e com o uso de recursos digitais, cuja pesquisa fundamentou-se em referenciais teóricos sobre letramento literário, multiletramentos e ensino de literatura, explorando a função social, estética e formativa do texto poético. Metodologicamente, a investigação se estruturou como um estudo de intervenção pedagógica, realizado na Escola Municipal Primavera, em Sorriso-MT, com turmas de Ensino Fundamental II, sendo desenvolvidos módulos didáticos que integraram leitura, interpretação, produção e performance de poemas, articulados a práticas de oralidade e tecnologia digital, como a criação de um podcast coletivo. Os resultados evidenciaram que os estudantes ampliaram sua compreensão estética, desenvolveram maior envolvimento com a leitura poética e fortaleceram sua capacidade de expressão criativa, demonstrando avanços significativos no processo de letramento literário. Além disso, constatou-se que a poesia, quando vivenciada em um ambiente de escuta, troca e experimentação, promove o protagonismo estudantil e a valorização da cultura regional. A dissertação conclui que a experiência literária, mediada por estratégias de multiletramentos, favorece tanto o desenvolvimento cognitivo quanto o afetivo dos alunos, contribuindo para a formação de sujeitos mais críticos, reflexivos e criativos.