LITERATURA BRASILEIRA PRODUZIDA EM MATO GROSSO: uma experiência de letramento literário para os anos finais do ensino fundamental
Literatura; letramento literário; Literatura mato-grossense; estratégias de leitura.
O presente projeto é uma proposta de sequência didática com o objetivo de promover o letramento literário, por meio de estratégias de leitura, ampliando e consolidando a competência leitora – reflexiva dos alunos, acerca da literatura contemporânea produzida em Mato Grosso. A realização de uma proposta interventiva é uma atividade imprescindível do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – e o trabalho intitulado: LITERATURA BRASILEIRA PRODUZIDA EM MATO GROSSO: uma experiência de letramento literário para os anos finais do ensino fundamental.teve como marco teórico os estudos sobre leitura e letramento literário de: Ângela Kleiman (2008), Antônio Cândido (2004), Teresa Colomer (2007), Rildo Cosson (2021), Annie Rouxel (2012), Roxane Rojo (2012), Vicente Jouve (2002) entre outros. A metodologia da pesquisa teve as contribuições das estratégias de leitura de Isabel Solé (2014), em consonância com a sequência didática de Joaquim Dolz, Michèle Noverraz e Bernard Schneuwly (2004) e foi apoiada na orientação metodológica da pesquisa-ação de cunho qualitativo de Michel Thiollent (1986). Assim, o resultado deste trabalho de pesquisa teve como produto educacional um site escolar, onde foram divulgadas as produções textuais e os vídeos dos alunos, utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs. O projeto foi desenvolvido com a turma do 9º ano da Escola Municipal Primavera, distrito do município de Sorriso-MT, visto a fragilidade de leitura e interpretação dos discentes durante as aulas de Língua Portuguesa e demais disciplinas, bem como a carência de repertório no momento da escrita. Além disso, paralelamente, buscou-se estimular a imaginação e criatividade dos leitores, encorajando-os a visualizar cenários, personagens e eventos e promovendo a criação de interpretações e ideias próprias, ao envolvê-los em narrativas imaginativas produzidas em Mato Grosso. Com base nos resultados obtidos, concluímos que conseguimos engajar os alunos na proposta, promovendo a colaboração em equipe, despertando um maior interesse pela leitura e escrita, e incentivando o uso ativo de recursos tecnológicos.
Palavras-chave: Literatura; letramento literário; Literatura mato-grossense; estratégias de leitura.