O GÊNERO E-ZINE E A MULTIMODALIDADE:
uma experiência sociolinguística para o desenvolvimento da produção textual dos alunos do Ensino Fundamental
Sociolinguística Educacional. Variação linguística. Sequência Didática. Oralidade e escrita. E-zine.
O presente estudo é resultado do projeto idealizado durante o Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em Sinop – MT, e orientado pela Dra. Neusa Inês Philippsen. Teve como objetivo geral desenvolver as habilidades oral e escrita dos alunos do Ensino Fundamental por meio de uma abordagem sociolinguística inovadora e mostrar como a Sociolinguística pode contribuir para um ensino mais inclusivo e democrático na Educação Básica brasileira, com foco na valorização da diversidade linguística e na redução do preconceito linguístico, respeitando as variedades linguísticas e culturais. A pesquisa realizada com duas turmas de 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual 13 de Maio, em Sorriso - MT, adotou uma abordagem qualitativa e de pesquisa-ação (Thiollent, 1986), utilizando uma Sequência Didática (SD) a partir dos preceitos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que focou na produção do gênero multimodal e-zine. Ancorada em diversos autores, dos quais destacamos Bortoni-Ricardo (2003, 2004, 2005, 2013, 2017, 2022), Bagno (2002, 2017), Vieira (2018), Coelho et al. (2012, 2019), Cyranka (2015) e Faraco e Zilles (2015), a pesquisa enfatiza a importância de reconhecer a língua como um sistema heterogêneo e dinâmico. Ao aplicar os aportes teóricos da Sociolinguística Educacional e da Reeducação Sociolinguística, buscou-se desenvolver as habilidades de leitura, escrita e oralidade dos alunos, respeitando suas variedades linguísticas e culturais. A escolha do e-zine como gênero textual foi motivada por sua presença na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e sua relevância no contexto das mídias digitais. Os resultados evidenciam que a produção do e-zine contribuiu para ampliar a consciência linguística dos estudantes, melhorar suas habilidades comunicativas e tecnológicas, assim como promover um ambiente escolar mais respeitoso e inclusivo.
m mais significativa e inclusiva, permitindo aos estudantes serem protagonistas de seu próprio aprendizado.