A lua como objeto de inspiração: um estudo sobre a imagem poética em Haluares, de Ivens Scaf
Letramento Literário. Imagem Poética. Ivens Scaff.
Resumo.
A literatura não constitui um componente curricular no Brasil, aparece entre os conteúdos que integram a ementa de Língua Portuguesa. Costumeiramente, no Ensino Médio, destinam-se capítulos para estudos literários, linguísticos e de produção textual, enquanto no Ensino Fundamental o que frequentemente encontramos são fragmentos de textos sem o objetivo de promover o letramento literário, ficando essa tarefa a cargo dos professores e da escola. Nesse sentido, a presente pesquisa situa-se no campo dos estudos literários, e tem como foco o estudo da imagem poética encontrada nos poemas do livro Haluares, de Ivens Cuiabano Scaff. Objetivamos contribuir com a promoção do letramento literário de estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental, fortalecendo o desenvolvimento da competência leitora por meio de uma obra da literatura produzida em Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, enquanto método, utiliza-se da pesquisa-ação. A sequência básica proposta por Cosson (2021) e a Sequência Didática sugerida por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) serviram de inspiração para a organização de uma sequência de atividades centradas no gênero poema com foco na leitura, interpretação e conceituação dos termos imagem poética por meio de algumas figuras de linguagem. A proposta didática foi desenvolvida com a turma de alunos do 7º Ano “A” da Escola Estadual 12 de Abril, tendo o livro Haluares, composto, integralmente, por poemas sobre a lua, como principal obra literária estudada no decorrer do desenvolvimento dessa pesquisa. O aporte teórico encontra-se ancorado em Magda Soares (1999; 2009), Cosson (2012; 2021), Bosi (1977; 2015), Candido (2011), Rojo (2009), Geraldi (1984), Kleiman (2007), Orlandi (2001), Paz (2009), Rojo (2009), Travaglia (2018) e Sorrenti (2009). A análise dos dados demonstrara que as etapas que compreenderam ao processo de sensibilização e engajamento dos estudantes nas atividades em torno do texto poético contribuíram significativamente para a obtenção de resultados satisfatórios.