Banca de DEFESA: TATE VILAS BOAS DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATE VILAS BOAS DE OLIVEIRA
DATA : 26/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: sala virtual: https://meet.google.com/khx-zkgb-qbi
TÍTULO:

 PROJETO DE LETRAMENTO E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA DE ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE QUERÊNCIA EM MATO GROSSO


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização; Letramento; Projeto de letramento; Oficina de Leitura.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O processo de apropriação da leitura e da escrita nem sempre se consolida nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Em consequência disso, muitos alunos estão cursando os anos finais do Ensino Fundamental com dificuldades para ler, compreender, escrever e produzir textos orais e escritos. Estes desafios são preocupantes, visto que os alunos que os não possuem estas habilidades consolidadas, não conseguem avançar nos estudos pertinentes ao ano/idade e corroboram o fracasso escolar. Em consideração a esta breve contextualização, este projeto de pesquisa-ação insere-se na área de concentração “Linguagens e Letramentos”, linha de pesquisa “Estudos da Linguagem e Práticas Sociais”, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), ofertado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Sinop/MT, Grupo de Estudos e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Prática Educacional (GEPOFE). A pesquisa está alicerçada nos princípios da pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, com informações geradas a partir do desenvolvimento de um projeto de letramento, com seis alunos matriculados nos 6º anos. As informações geradas foram descritas e analisados de forma interpretativa. O objetivo amplo foi analisar a contribuição do projeto de letramento, desenvolvido em uma escola da rede pública estadual, para o avanço dos estudantes matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental, frente à apropriação da leitura e da escrita, tendo como suporte a orientação metodológica de projeto de letramento, alicerçado em oficinas de leituras propostas por Ângela Kleiman. Em consideração ao objetivo amplo, os objetivos específicos compreenderam: contribuir para o progresso da alfabetização e letramento de alunos que estão cursando os 6° anos do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual de Mato Grosso e aprimorar as capacidades dos referidos alunos para ler, escrever e compreender o mundo social que os cercam. O projeto se constituiu de atividades que consideraram a realidade e o contexto social dos seis estudantes com dificuldades distintas no processo de alfabetização e que necessitavam de atendimento específico. O planejamento contemplou a função social da leitura e da escrita apoiadas no trabalho com a consciência fonológica e às aulas ocorreram em contraturno distinto às aulas regulares a fim de direcionar os estudos da melhor forma. Autoras como Ferreiro e Teberosky (1999), Kleiman (2002) (Rojo (1998) e Soares (2004) deram o suporte literário necessário para a compreensão e análise dos elementos que envolvem a alfabetização e o letramento. A possibilidade de contribuir no progresso da alfabetização e do letramento de alunos que ainda se encontram com estes desafios nos anos finais do Ensino Fundamental, foi confirmada ao concluir esta pesquisa ação. No entanto, um trabalho sistematizado e contextualizado que valorize os conhecimentos já adquiridos por eles e promova circunstâncias que elevem sua autoestima, é fundamental. Neste processo, é fundamental, inserir no planejamento atividades que trabalhem a consciência fonológica com auxílio de leituras significativas e sustentadas pelos multiletramentos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Interna - 121144002 - CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS
Interno - 54001002 - GENIVALDO RODRIGUES SOBRINHO
Externa ao Programa - 253540001 - ARIELE MAZOTI CRUBELATI
Externo à Instituição - NATANIEL DOS SANTOS GOMES - UEMS
Notícia cadastrada em: 29/07/2024 14:04
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1