A LITERATURA MATO-GROSSENSE EXALTADA NAS ENTRELINHAS DA OBRA CONFERÊNCIA NO CERRADO, DE DURVAL DE FRANÇA E CRISTINA CAMPOS
Literatura; letramento literário; Literatura mato-grossense; estratégias de leitura.
O presente projeto é uma proposta de sequência didática com o objetivo de promover o letramento literário, por meio de estratégias de leitura, ampliando e consolidando a competência leitora – reflexiva dos alunos, acerca da literatura contemporânea produzida em Mato Grosso. A realização de uma proposta interventiva é uma atividade imprescindível do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – e o trabalho intitulado: A LITERATURA MATO-GROSSENSE EXALTADA NAS ENTRELINHAS DA OBRA CONFERÊNCIA NO CERRADO, DE DURVAL DE FRANÇA E CRISTINA CAMPOS terá como marco teórico os estudos sobre leitura e letramento literário de: Ângela Kleiman (2008), Antônio Cândido (2004), Teresa Colomer (2007), Rildo Cosson (2021), entre outros. A metodologia da pesquisa terá as contribuições das estratégias de leitura de Isabel Solé (2014), em consonância com a sequência didática de Joaquim Dolz, Michèle Noverraz e Bernard Schneuwly (2004) e estará apoiada na orientação metodológica da pesquisa-ação de cunho qualitativo de Michel Thiollent (1986) e Antônio Carlos Gil (2002). Dessa forma, esse trabalho de pesquisa terá como recurso educacional um e-book com as produções textuais dos alunos, por meio do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDICs. O projeto será desenvolvido com a turma do 9º ano da Escola Municipal Primavera, distrito do munícipio de Sorriso-MT, visto a fragilidade de leitura e interpretação dos discentes durante as aulas de Língua Portuguesa e demais disciplinas, bem como a carência de repertório no momento da escrita. Além disso, paralelamente, busca estimular a imaginação e criatividade dos leitores, encorajando-os a visualizar cenários, personagens e eventos e promovendo a criação de interpretações e ideias próprias, ao envolvê-los em narrativas imaginativas produzidas em Mato Grosso. Diante das fragilidades evidenciadas espera-se promover o envolvimento dos discentes na proposta e que ao final dela seja possível responder as duas indagações que norteiam esta pesquisa-ação: De que forma a leitura de textos literários produzidos em Mato Grosso pode contribuir para o desenvolvimento do letramento dos estudantes adolescentes? Como a literatura mato-grossense pode contribuir para a formação de leitores reflexivos em relação à humanidade e ao meio ambiente? De que maneira a inclusão da literatura produzida em Mato Grosso enriquece o panorama literário nacional e contribui para uma compreensão mais abrangente da diversidade cultural do Brasil?
Palavras-chave: Literatura; letramento literário; Literatura mato-grossense; estratégias de leitura.