Banca de DEFESA: ROMILDA ROSANE SCHIRMANN

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROMILDA ROSANE SCHIRMANN
DATA : 14/06/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Cáceres
TÍTULO:

A GAMIFICAÇÃO DO JOGO DE PALAVRAS CRUZADAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Palavras cruzadas. Gamificação. Ensino de Biologia.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Este estudo teve como objetivo avaliar a aprendizagem dos alunos através da gamificação de palavras cruzadas na disciplina de biologia. A temática abordada foi o conteúdo de embriologia. O estudo envolveu 15 alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Onze de Março, em Cáceres - MT, durante os meses de setembro e outubro de 2023. A metodologia proposta foi estruturada em  três missões, que resultaram em pontuação com distintivos, pontuando  o ranking de cada missão, e sendo compartilhado com o coletivo de alunos, via link na página do padlet.  Na primeira missão, os alunos receberam um conjunto de palavras-chave sobre o conteúdo de embriologia para a construção dos textos pistas. Para cada pista produzida a partir da palavra-chave, o aluno recebeu um distintivo valendo 10 pontos. As pistas foram inseridas na plataforma Puzzle.org, em três jogos distintos, fomentando a segunda missão. Cada jogo realizado valia um distintivo de 50 pontos e para os jogadores que realizaram os três melhores tempos foi ofertado 20 pontos bônus para cada jogo realizado.   Na terceira missão, os alunos foram divididos em grupos para a construção de mapas conceituais com os termos e pistas utilizados no jogo através do aplicativo Cmaptools. Foram confeccionados três mapas, referentes à “Embriologia - jogo I, jogo II e jogo III”. Cada grupo construiu um mapa, essa missão valia um distintivo de 100 pontos, e cada integrante do melhor mapa confeccionado obteve um distintivo bônus valendo 30 pontos. Nessa missão, o objetivo era avaliar se os jogos de palavras cruzadas, oportunizam a aprendizagem. A partir dos mapas conceituais confeccionados pelos alunos, concluiu-se que estes se apropriaram dos conceitos e palavras-chave de embriologia utilizados. Por outro lado, percebeu-se certa dificuldade na confecção dos mapas conceituais devido ao baixo conhecimento do aplicativo Cmaptools, uma vez que os alunos não passaram por um treinamento específico para utilização dessa ferramenta, sendo a eles entregue apenas um tutorial de manuseio do aplicativo. As dificuldades quanto à construção dos mapas foram mais referentes à posição das setas que interligam os conceitos, mas não afetando a compreensão da leitura do mapa conceitual.  Conclui-se que a gamificação de palavras cruzadas pode ser uma alternativa eficaz  para o ensino e aprendizagem de biologia, devido a grande quantidade de palavras complexas, conceitos que devem ser interligados para que de fato ocorra aprendizagem. Os jogos construídos pelos alunos estão inseridos em um livro, contendo o código QR code para acesso aos jogos virtuais, além outros jogos envolvendo todo o conteúdo da 1ª Série do Ensino Médio, esse livro é o produto deste TCM. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 31301014 - LEILA VALDERES SOUZA GATTASS
Interna - 83182001 - LUCIANA MELHORANCA MOREIRA AÑEZ
Externa ao Programa - 89561002 - ELAINE MARIA LOUREIRO
Notícia cadastrada em: 24/05/2024 13:12
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