EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA REALIZADA PELA ASSOCIAÇÃO AMBIENTAL DE CATADORES RECICLAR (AACR)
Gestão integrada de resíduos sólidos; perfil socioeconômico; catadores; reciclagem.
As questões ambientais e a gestão integrada dos resíduos sólidos têm mobilizado diferentes setores da sociedade, revelando a importância da coleta seletiva e do papel fundamental desempenhado pelos catadores/as de materiais recicláveis. A pesquisa parte da inquietação com problemática: qual a Interlocução entre a Educação Ambiental e a coleta seletiva realizada pelos catadores/as de materiais recicláveis no âmbito do Consórcio Complexo Nascente do Pantanal (CCNP)? O objetivo da investigação. A motivação para a realização desta pesquisa se encontra na relevância da Educação Ambiental como instrumento de mudança social, além do papel fundamental que os catadores/as exercem na gestão integrada de resíduos e o seu diálogo com a sustentabilidade. O aporte teórico baseia-se em conceitos de Educação Ambiental, resíduos sólidos urbanos, PNRS, coleta seletiva que enfatiza a conscientização e o empoderamento das comunidades na análise do perfil socioeconômico dos catadores/as, considerando suas condições de trabalho e vida. A metodologia utilizada inclui pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários aos catadores/as da Associação Ambiental Reciclar (AACR), além de análise documental dos programas e projetos de Educação Ambiental presentes no Plano de Gestão Integrada do CCNP revela a complexidade da realidade vivenciada pelos catadores/as, evidenciando as lacunas entre os programas de Educação Ambiental propostos e sua efetividade no cotidiano desses trabalhadores. Nota-se a necessidade de uma maior integração entre as políticas públicas de Educação Ambiental e as práticas dos catadores/as, reforçando o potencial transformador da educação para promover não apenas a coleta seletiva, mas também a inclusão social e o fortalecimento da cidadania ambiental. A dissertação está organizada em introdução, manuscrito I e II: e as considerações finais.