AUTISMO: SIGNIFICAÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES EM AMBIENTE ESCOLAR
Autismo. Análise do Discurso. Neurodiversidade. Lexicografia. Bullyng
Este projeto tem por objetivo promover a ressignificação positiva do termo "autismo" no ambiente escolar por meio de ação interventiva pedagógica constituída por atividades de leitura e de escrita, fomentando práticas educacionais inclusivas na e para a comunidade escolar. Partindo do desafio da convivência com a diferença em sala de aula, a pesquisa busca desconstruir estereótipos associados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), e promover práticas linguísticas e sociais inclusivas. A metodologia integra quatro eixos: (1) análise lexicográfica do verbete "autismo" em dicionários (Nunes, 2009); (2) exibição e debate do filme O Milagre de Tyson; (3) atividade "Cápsula do Tempo" para comparar percepções dos discentes em situação pré e pós-intervenção; e (4) produção de cartazes temáticos relativos à temática do autismo. A intervenção será realizada com estudantes do 7º ano da Escola Estadual Professor Fernando Leite de Campos (Várzea Grande- MT), visando fomentar a reflexão crítica sobre discursos estigmatizantes e a circulação de novos sentidos sobre neurodiversidade. Fundamenta-se teoricamente na Análise de Discurso de linha francesa (Orlandi, 2015; 2005), na relação entre linguagem e poder (Orlandi, 2015), no papel da escola na formação de valores (Vygotsky, 1978) e nas legislações sobre inclusão. Os resultados esperados incluem a modificação do conceito dos discentes sobre o autismo e a redução do uso pejorativo do termo e a proposição de ações coletivas contra o bullying. O cronograma prevê 32 horas/aula, com culminância em exposição interativa para a comunidade escolar. A pesquisa contribui para a construção de ambientes educacionais mais equitativos, alinhados às políticas de educação inclusiva. Os resultados obtidos por esse trabalho serão posteriormente convertidos em kits pedagógicos a serem trabalhados na rede municipal de ensino de Cuiabá – Mato Grosso.