PRODUÇÃO DE GESTOS DE LEITURA E ESCRITA: O FUNCIONAMENTO DE EMOJIS, STICKERS E GIFS DENTRO E FORA DO ESPAÇO DIGITAL
Análise do discurso materialista; Análise do discurso digital; leitura; escrita; reescrita; emojis; stickers; gifs.
Este projeto de intervenção, filiado ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS Unemat Cáceres, tem por objetivo trabalhar com gestos de leitura e escrita de emojis, stickers e gifs, inscritos na perspectiva da Análise do Discurso Materialista, de modo a dar visibilidade aos processos de constituição, formulação e circulação dos sentidos (Orlandi, 2001) em uma sala de aula do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Mirassol d´Oeste-MT. Pretendemos, com esse trabalho, que os alunos tenham condições de, no momento da leitura e escrita dos emojis, stickers e gifs, compreender os processos de produção de sentidos a partir de distintas formas materiais de linguagem (Orlandi, 1995), em sua incompletude constitutiva. Sustentados no batimento digital - manuscrito - impresso, a fim de possibilitar aos sujeitos alunos se relacionarem com diferentes memórias de escrita quando escrevem, teclam e digitam (Dias, 2009), com esse trabalho, queremos romper com o imaginário de texto, leitura e escrita que se perpetua ao longo dos anos no ambiente escolar (Orlandi, 1983) e, por meio dos emojis, stickers e gifs, em circulação em diferentes materialidades textuais, constituídas na imbricação de diferentes materialidades significantes (Lagazzi, 2017), possam produzir efeitos de sentidos outros para o que leem e escrevem, de forma a inscrever, assim, o sujeito-aluno contemporâneo na historicidade dos sentidos.