Banca de DEFESA: GRACIELE ROSA DE JESUS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GRACIELE ROSA DE JESUS
DATA : 13/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/fuh-fhmu-gta
TÍTULO:

LEITURA, ESCRITA E FORMAÇÃO DE LEITORES: EXPLORANDO OS ELEMENTOS DO COTIDIANO NA LITERATURA DE LÚCIA HIRATSUKA


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura, Escrita, Literatura, Lúcia Hiratsuka


PÁGINAS: 200
RESUMO:

Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras-Cáceres-MT), foi realizada na Escola Municipal Sanária Silvéria de Souza, com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I. Por meio da pesquisa, foram desenvolvidas, a partir da literatura, experiências de leitura e de escrita, promovendo o avanço dessas habilidades, visando, além da proficiência, a formação literária e a constituição de um ambiente de compartilhamento de experiências, favorável ao processo ensino-aprendizagem.  Para tanto, utilizou-se sete obras da escritora brasileira Lúcia Hiratsuka sendo elas: Corrida dos Caracóis (2010), Antes da chuva (2011), Ladrão de Ovos (2011), Terra costurada com água (2014), Histórias guardadas pelo rio (2018), A máquina de retrato (2020) e Amanhã (2022). Com as quais trabalhou-se a leitura e produção textual, abordando as experiências cotidianas por diferentes perspectivas, uma vez que, as obras caracterizam-se pela forte presença de elementos que fazem parte do imaginário social e individual da criança. Considerando as diferentes temáticas das obras, os objetivos específicos da pesquisa foram: 1) estimular por meio dos livros o gosto pela leitura e o interesse pelo texto literário; 2) melhorar habilidades de escrita que visem a formação autoral do estudante; 3) propiciar experiências significativas capazes de despertar no aluno o prazer da leitura e a arte da escrita; 4) combinar diferentes manifestações artísticas para produção de textos multimodais. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação desenvolvida em oito etapas. Cada etapa se constituiu pela leitura de uma obra literária e para expandir os significados do texto foram desenvolvidas atividades com foco na pesquisa, oralidade e escrita. Como produto final, os alunos criaram um livro com todas as produções textuais realizadas no decorrer do projeto. A pesquisa justificou-se pelo fato de vislumbrar em uma sala de aula das séries iniciais a oportunidade ideal para o ensino significativo da leitura e escrita, habilidades que irão acompanhá-los durante toda a sua vida escolar, acadêmica e profissional. O aporte teórico do trabalho se sustenta nos seguintes autores: Mortimer Adler e Charles Van Doren (2010), Walter Benjamin (1994), Jorge Luis Borges (2011), Emília Ferreiro e Ana Teberosky (2011), Norman Friedman (2002), Northrop Frye (2017), Ana Maria Machado (2002), Octavio Paz (1982), Isabel Solé (2014) entre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131981001 - SHIRLENE ROHR DE SOUZA
Interno - 121962002 - EVERTON ALMEIDA BARBOSA
Externa ao Programa - 257877001 - TATIANE SILVA SANTOS
Notícia cadastrada em: 04/12/2024 08:05
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1