POESIA AND ROLL: O BRASIL, DO ROCK BRASILEIRO À ESCRITA POÉTICA SOB FRUIÇÃO DOS ESTUDANTES DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Poesia. Leitura. Rock’n'roll. Identidade Cultural.
Esta dissertação apresenta a elaboração de uma proposta de intervenção pedagógica e suas reflexões acerca do processo de formação do leitor literário, prevista para ser aplicada com alunos do nono ano da Escola Estadual Governador Dante Martins de Oliveira, situada no município de Várzea Grande/MT, seguindo o objetivo do ProfLetras: a realização de reflexões e de um produto voltados para as salas de aula do Ensino Fundamental. Por isso, essa dissertação propõe e analisa um caderno de atividades, cuja principal ferramenta de acompanhamento e avaliação é o "caderno poético", um suporte para registro de impressões dos alunos acerca das experiências em sala. Para as atividades, foram selecionados textos dos mais diversos gêneros, porém privilegiamos os poemas e as letras de canção, cuja temática principal é a cultura e a identidade brasileira e seus respectivos objetos de conhecimento. Todas as atividades pretendem contemplar as habilidades previstas pelo Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT), que se baseia na BNCC. Como referência bibliográfica, adotamos os teóricos de literatura e letramento literário Bakhtin (2003), Candido (1995), Cosson (2014), Freire (1989), Paz (1982), Pinheiro (2018) e Todorov (2019); adotamos também os teóricos que se debruçam sobre as temáticas cultura e identidade cultural, como Bhabha (2007), Bosi (2002), Canclini (2005), Cuche (2002), Faria e Garcia (2003), Hall (2005) , Ortiz (1998) e Woodward (2000); além de termos adotado Chacon (1983) e Feitosa (2018) como fontes para os estudos sobre rock n’ roll; além de outros que refletem sobre a formação do leitor literário, interdisciplinaridade e intertextualidade. A escolha desse tema foi motivada pela identificação da falta de leitura literária da maior parte dos alunos da turma. Muitos consideravam a prática de leitura literária algo tedioso. Em decorrência disso, pensamos em atividades que pudessem despertar o sentimento de envolvimento e pertencimento para que, como consequência, o gosto pela leitura literária fosse desenvolvido. Além disso, buscamos também refletir acerca do papel sociocultural e identitário que os textos poéticos podem ter no cotidiano. Tivemos também a intenção de refletir acerca da leitura literária no contexto escolar. Por fim, acreditamos que este trabalho pode auxiliar no sentido de promover a reflexão de que a leitura literária também pode contemplar textos que não sejam canônicos, auxiliando professores a perceber a poesia e a literariedade que estão presentes fora dos poemas tradicionais.