Bora jogar!!! a gamificação como estratégia de ensino de escrita na perspectiva da complexidade
Escrita. Gamificação. Sistemas Dinâmicos Complexos. Ensino Remoto. WhatsApp
Considerando que o domínio das práticas de escrita é de fundamental importância para a formação dos alunos e para sua inserção em uma sociedade cada vez mais mediada pelas tecnologias digitais, a presente pesquisa-intervenção desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras da CAPES / UNEMAT / Cáceres. O objetivo principal desta pesquisa é contribuir para a qualidade das práticas de escrita de alunos de uma escola pública do Município de Cáceres-MT, por meio de proposições de atividades gamificadas, desenvolvidas remotamente por meio do aplicativo WhatsApp. A Gamificação baseia-se na ação de pensar as práticas de ensino como um jogo, utilizando a sistemática e a mecânica do ato de jogar em um contexto fora do jogo (Deterding et all 2011). A Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos norteou todo o processo de intervenção e estudos teórica e metodologicamente, por entender que um grupo de alunos no WhatsApp e suas práticas sociais da linguagem se configuram em um sistema dinâmico complexo. Portanto, sujeito a auto-organização, adaptações, imprevisibilidade, emergência, etc., devido à dinâmica de interação entre os sujeitos (professor e alunos) e os instrumentos utilizados, como materiais didáticos, tecnologias digitais, jogos, etc. A pesquisa foi realizado com 26 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Novo Oriente, localizada na periferia de Cáceres-MT. Para a produção da análise dos dados gerados pela dinâmica de intervenção proposta para esta pesquisa, mobilizei as categorias de análise: Sensibilidade às condições iniciais, Diversidade, Adaptação, Auto-organização, Interação, Imprevisibilidade. O trabalho está organizado em sete partes que configuraram seis fases de um jogo; cada fase tinha suas missões que deveriam ser cumpridas pelos alunos com o objetivo de acumular uma pontuação que seria trocada por um prêmio comum a todos os alunos. Ao final da intervenção, foi possível verificar a melhora das práticas de escrita dos alunos mesmo em situações de ensino a distância.