Entre Rios, Ruínas e Ancestralidade: O encontro entre saberes Afrodescendentes e Indígenas na Educação escolar de Vila Bela
Interculturalidade; Educação; Currículo; Singularidade; Ancestralidade.
Esta dissertação tem como título Entre Rios, Ruínas e Ancestralidade: O encontro entre saberes Afrodescendentes e Indígenas na Educação Escolar de Vila Bela, desenvolvido no PPGEDU – Programa de Pós-Graduação em Educação da UNEMAT, na linha de pesquisa Educação e Diversidade, tem como objetivo apresentar os horizontes educacionais da interculturalidade, pautando-se na singularidade de cada povo. Busca-se construir uma educação que respeite a diversidade de saberes e explorar as relações entre o redimensionamento escolar e o currículo no contexto sociocultural. Pretendeu-se apresentar dados partindo de uma pesquisa qualitativa, revisão bibliográfica, análises de documentos e da legislação, além disso nos utilizamos das técnicas da pesquisa etnográfica e a realização de entrevistas. O estudo problematizou o redimensionamento na educação escolar e seus reflexos na construção de um currículo que atenda às especificidades da educação escolar indígena e quilombola. Os resultados parciais indicam que a Escola Municipal Ricardo Franco incorpora em suas práxis pedagógicas a valorização das subjetividades da cultura dos povos originários e afrodescentes, destacando a importância do reconhecimento e preservação da identidade, em face das políticas públicas hegemônicas. A finalidade é desafiar as estruturas hegemônicas de poder estabelecidas e valorizar os saberes tradicionais e culturais.