Banca de QUALIFICAÇÃO: REGINA SIMÕES DA COSTA MORALES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REGINA SIMÕES DA COSTA MORALES
DATA : 29/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: https;//meet.google.com/khx-zkgb-qb1
TÍTULO:

COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA E O PROJETO LEEI-MT NO MUNICÍPIO DE MIRASSOL D’OESTE: ASPECTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização; Políticas Públicas; Capacitação Docente; Direito a Aprendizagem.


PÁGINAS: 162
RESUMO:

Esta dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós Graduação em Educação PPGEdu), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT),  Linha de Pesquisa “Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas”, Grupo de Estudos e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Prática Educacional (GEPOFE),  apresenta como principal objetivo, analisar a formação continuada ofertada no âmbito do “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” (CNCA), articulada ao Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), no decorrer do ano de 2024, no município de Mirassol D’Oeste/MT, com vistas a compreender como se deu a formulação e implementação das estratégias de formação continuada, dos referidos programas no município. O CNCA, é a mais nova política pública, implementada em âmbito nacional, que busca ações de superação da não alfabetização nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A metodologia da pesquisa se pautou em uma abordagem qualitativa, com análises descritivas e interpretativas das informações geradas com a utilização de instrumentos como questionários para caracterização das professoras e entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras de turmas de Pré II (crianças de 05 anos de idade) para levantar informações sobre as ações de formação continuada implementadas. Como resultado a pesquisa mostrou que na compreensão das professoras entrevistadas, o Projeto LEEI-MT, oportunizou às participantes estudos específicos que tiveram como foco as peculiaridades do processo de alfabetização, que incluíram reflexões acerca da necessidade de planejamentos significativos, com sequências didáticas planejadas a partir de leituras ou temáticas de interesse das crianças. Todavia, alertamos para a compreensão de que o contato diário com práticas de leitura e de escrita ainda na Educação Infantil, precisa ser muito bem trabalhado, em respeito as múltiplas dimensões que precisam ser consideradas nesta etapa da Educação Básica, relacionadas ao desenvolvimento integral que toda criança tem direito.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Interna - 33907002 - MAURECILDE LEMES DA SILVA SANTANA
Interna - 138555001 - ROSELY APARECIDA ROMANELLI
Externa ao Programa - 47504011 - SANDRA PEREIRA DE CARVALHO
Externa à Instituição - ROSANA MARIA MARTINS - UFR
Notícia cadastrada em: 10/09/2025 14:30
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