EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM MATO GROSSO: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DOS NEAB’S – IMPACTOS E DESAFIOS (2015-2024)
Relações Étnico-Raciais. Núcleos de Estudos Afro-brasileiros. Lei 10.639/2003.
Esta pesquisa faz parte da linha de Educação e Diversidade, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade do Estado de Mato Grosso e tem como objetivo investigar as contribuições dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Neab´s) na educação para as relações étnico-raciais no estado de Mato Grosso entre o período de 2015 e 2024. Tem como objetivo analisar as contribuições dos Neabs no processo da implementação da Lei 10.639/03, analisando os cursos de extensão desenvolvidos pelos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros na UFMT e UNEMAT, observando a participação dos envolvidos e identificando se há intervenções pedagógicas nas Instituições de Ensino feitas pelos participantes a partir das práticas aprendidas através dos cursos de extensão e se contribuiu para a sensibilização de sua prática pedagógica e os desafios enfrentados. A metodologia adotada inclui uma abordagem qualitativa com revisão de literatura, estudos de caso de dois Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, análise documental, entrevista e questionário semiestruturados para identificar as contribuições e desafios.