EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVA DIALÓGICA E A COLETA SELETIVA NO CONTEXTO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
Palavras-Chave: Educação Popular. Educação Ambiental Popular. Educação Infantil. Catadores/as de materiais recicláveis.
A pesquisa “Educação Ambiental Popular na Educação Infantil: perspectiva dialógica e a coleta seletiva no contexto de catadores de materiais recicláveis” te como fundamento epistemológico o materialismo histórico-dialético e adota a prática social como principal categoria de análise. Nesse percurso foram realizadas rodas de conversa com educadores/as da educação infantil e com catadores/as de materiais recicláveis, bem como, entrevista semiestruturada com a coordenação escolar e equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, além do estudo do Projeto Político Pedagógico da escola participante. A pesquisa busca compreender de que forma os saberes populares construídos no cotidiano dos catadores/as podem dialogar com a escola e contribuir para práticas pedagógicas críticas e emancipatórias, capazes de aproximar a educação infantil, da realidade do território. Os resultados preliminares apontam que a presença dos catadores no processo educativo amplia o olhar das crianças sobre a sustentabilidade, cidadania e justiça socioambiental, ao mesmo tempo em que conferem visibilidade e valorização aos sujeitos historicamente invisibilizados. Observou-se também que ao reconhecer e dialogar com esses saberes, a escola fortalece uma prática pedagógica pautada em solidariedade, cooperação, respeito ao meio ambiente e no compromisso com a transformação social e a superação das desigualdades. Considerando os resultados preliminares desta pesquisa, é possível afirmar que a articulação entre Educação Ambiental Popular e Educação Infantil, permite construir um caminho promissor para a formação da consciência crítica desde a primeira infância, enraizada na realidade dos territórios e nas lutas sociais, reafirmando a escola como espaço de resistência, diálogo e emancipação.