POSSIBILIDADES DE UMA PEDAGOGIA DE TERREIRO PELO HORIZONTE DA ONTOEPISTEMOLOGIA POPULAR NA CIDADE DE CÁCERES-MT
Pedagogia de Terreiro; Ontoepistemologia Popular; Ecologia Cosmocena; Saberes Ancestrais.
Esta pesquisa de mestrado intitulada “Possibilidades de uma Pedagogia de Terreiro pelo Horizonte da Ontoepistemologia Popular na cidade de Cáceres-MT”, se vincula à linha de pesquisa: Educação e Diversidade e ao Projeto de Pesquisa: Ontoepistemologias Populares e a Emergência de Pedagogias da Diversidade no Contexto da Região Pantaneira e Amazônica do Brasil; propõe uma reflexão crítica sobre os saberes ancestrais presentes nos terreiros de Candomblé e Umbanda, compreendendo-os como práticas educativas legítimas e potentes. O estudo em andamento parte da vivência pessoal e comunitária do pesquisador, articulando espiritualidade, resistência e produção de conhecimento em contextos historicamente marginalizados. A investigação busca compreender como esses saberes, enraizados na oralidade, na corporeidade e na ancestralidade, podem contribuir para a construção de uma pedagogia antirracista, decolonial e plural. Os resultados parciais, obtidos através da pesquisa bibliográfica, indicam que os terreiros também podem funcionar como territórios pedagógicos vivos, onde o ensino ocorre por meio da convivência, dos rituais, das narrativas e da escuta intergeracional. A pesquisa também revela que, embora haja avanços legais como a Lei 10.639/2003, ainda persiste uma lacuna entre os princípios de valorização da cultura afro-brasileira e sua efetiva presença nas práticas escolares. As entrevistas que serão realizadas com líderes religiosos, membros das comunidades de terreiro e simpatizantes, visam apontar para a necessidade de reconhecer esses espaços como centros formadores de identidade, ética e saber. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, com inspiração na pesquisa participante e nos estudos decoloniais, permitindo uma escuta sensível e comprometida com os sujeitos envolvidos. Espera-se que os achados da pesquisa contribuam para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à equidade racial, à valorização da diversidade epistêmica e à construção de currículos que dialoguem com os saberes populares. A Pedagogia de Terreiro, nesse contexto, emerge como uma proposta educativa insurgente, que desafia os paradigmas eurocêntricos e propõe uma educação enraizada no axé, na memória e na reexistência dos povos de matriz africana.