Banca de QUALIFICAÇÃO: ÍCARO ALEXANDER ANTUNES DE MENDONÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÍCARO ALEXANDER ANTUNES DE MENDONÇA
DATA : 25/09/2025
HORA: 13:30
LOCAL: meet.google.com/xtb-meaj-sqb
TÍTULO:

POSSIBILIDADES DE UMA PEDAGOGIA DE TERREIRO PELO HORIZONTE DA ONTOEPISTEMOLOGIA POPULAR NA CIDADE DE CÁCERES-MT


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogia de Terreiro; Ontoepistemologia Popular; Ecologia Cosmocena; Saberes Ancestrais.


PÁGINAS: 74
RESUMO:

Esta pesquisa de mestrado intitulada “Possibilidades de uma Pedagogia de Terreiro pelo Horizonte da Ontoepistemologia Popular na cidade de Cáceres-MT”, se vincula à linha de pesquisa: Educação e Diversidade e ao Projeto de Pesquisa: Ontoepistemologias Populares e a Emergência de Pedagogias da Diversidade no Contexto da Região Pantaneira e Amazônica do Brasil; propõe uma reflexão crítica sobre os saberes ancestrais presentes nos terreiros de Candomblé e Umbanda, compreendendo-os como práticas educativas legítimas e potentes. O estudo em andamento parte da vivência pessoal e comunitária do pesquisador, articulando espiritualidade, resistência e produção de conhecimento em contextos historicamente marginalizados. A investigação busca compreender como esses saberes, enraizados na oralidade, na corporeidade e na ancestralidade, podem contribuir para a construção de uma pedagogia antirracista, decolonial e plural. Os resultados parciais, obtidos através da pesquisa bibliográfica, indicam que os terreiros também podem funcionar como territórios pedagógicos vivos, onde o ensino ocorre por meio da convivência, dos rituais, das narrativas e da escuta intergeracional. A pesquisa também revela que, embora haja avanços legais como a Lei 10.639/2003, ainda persiste uma lacuna entre os princípios de valorização da cultura afro-brasileira e sua efetiva presença nas práticas escolares. As entrevistas que serão realizadas com líderes religiosos, membros das comunidades de terreiro e simpatizantes, visam apontar para a necessidade de reconhecer esses espaços como centros formadores de identidade, ética e saber. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, com inspiração na pesquisa participante e nos estudos decoloniais, permitindo uma escuta sensível e comprometida com os sujeitos envolvidos. Espera-se que os achados da pesquisa contribuam para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à equidade racial, à valorização da diversidade epistêmica e à construção de currículos que dialoguem com os saberes populares. A Pedagogia de Terreiro, nesse contexto, emerge como uma proposta educativa insurgente, que desafia os paradigmas eurocêntricos e propõe uma educação enraizada no axé, na memória e na reexistência dos povos de matriz africana.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 884979001 - VILMAR ALVES PEREIRA
Interno - 125570002 - ANTONIO ARMANDO ULIAN DO LAGO ALBUQUERQUE
Interno - 83269001 - LAUDEMIR LUIZ ZART
Externo à Instituição - MARCEL JARDIM AMARAL - UERGS
Externa à Instituição - 327.910.032-15 - MARILENA LOUREIRO DA SILVA - UFPA
Notícia cadastrada em: 28/08/2025 15:53
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