MATERIAL DIDÁTICO DISPONIBILIZADO PELO ALFABETIZA MT: ANÁLISE DO EIXO DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Alfabetização e Letramento. Eixo do Processo de Alfabetização. Metodologias.
Esta dissertação intitulada Material Didático Disponibilizado pelo Alfabetiza MT: análise do Eixo de Produção Textual para o 2º ano do Ensino fundamental, se vincula à linha de pesquisa Formação Docente, Politicas e Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Politicas e Práticas Educacionais (GEFOPE). A pesquisa teve como objetivo geral analisar como o eixo de produção textual se apresenta no “Material Didático Complementar” (MDC), disponibilizado pelo Programa Alfabetiza MT, a fim de compreender se e como as metodologias propostas para as atividades de produções textuais contidas no referido material para o 2º ano do Ensino Fundamental, contemplam a alfabetização compreendida enquanto processo discursivo, na perspectiva de alfabetizar e letrar. Os objetivos específicos consistiram em levantar, selecionar e analisar atividades de produção textual contidas no MDC e se as mesmas valorizam a alfabetização e o letramento em uma perspectiva integrada, contextualizada e humanizadora. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter documental, fundamentada em uma análise interpretativista que parte do pressuposto de que a realidade está ligada as práticas sociais e aos significados construídos historicamente. Essa perspectiva permitiu compreender o objeto de estudo em seu contexto, valorizando os sentidos atribuídos e as relações estabelecidas ao longo do tempo. Os resultados demonstram que, embora o MDC para o 2º ano do Ensino Fundamental apresente objetivos que reconhece a língua como fenômeno cultural, histórico, social e heterogêneo, alinhando-se aos pressupostos do letramento e a valorização da diversidade linguística e cultural, há um distanciamento entre esses princípios e as efetividades propostas nas atividades. A analise revelou a predominância de exercícios estruturados, com leitura, oralidade e escrita funcional guiada, limitando a construção discursiva dos estudantes e contradizendo a concepção de alfabetização e letramento, defendida pelo próprio material em seus objetivos.