Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE BATISTA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIANE BATISTA DA SILVA
DATA : 16/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: sala virtual: https://meet.google.com/khx-zkgb-qbi
TÍTULO:

 

MATERIAL DIDÁTICO DISPONIBILIZADO PELO ALFABETIZA MT: ANÁLISE DO EIXO DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização e Letramento. Eixo do Processo de Alfabetização.  Metodologias. 


PÁGINAS: 135
RESUMO:

Esta dissertação intitulada Material Didático Disponibilizado pelo Alfabetiza MT: análise do Eixo de Produção Textual para o 2º ano do Ensino fundamental, se vincula à linha de pesquisa Formação Docente, Politicas e Práticas Pedagógicas e ao Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Politicas e Práticas Educacionais (GEFOPE). A pesquisa teve como objetivo geral analisar como o eixo de produção textual se apresenta no “Material Didático Complementar” (MDC), disponibilizado pelo Programa Alfabetiza MT, a fim de compreender se e como as metodologias propostas para as atividades de produções textuais contidas no referido material para o 2º ano do Ensino Fundamental, contemplam a alfabetização compreendida enquanto processo discursivo, na perspectiva de alfabetizar e letrar.  Os objetivos específicos consistiram em levantar, selecionar e analisar  atividades de produção textual contidas no MDC e se as mesmas valorizam a alfabetização e o letramento em uma perspectiva integrada, contextualizada e humanizadora. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter documental, fundamentada em uma análise interpretativista que parte do pressuposto de que a realidade está ligada as práticas sociais e aos significados construídos historicamente. Essa perspectiva permitiu compreender o objeto de estudo em seu contexto, valorizando os sentidos atribuídos e as relações estabelecidas ao longo do tempo. Os resultados demonstram que, embora o MDC para o 2º ano do Ensino Fundamental apresente objetivos que reconhece a língua como fenômeno cultural, histórico, social e heterogêneo, alinhando-se aos pressupostos do letramento e a valorização da diversidade linguística e cultural, há um distanciamento entre esses princípios e as efetividades propostas nas atividades. A analise revelou a predominância de exercícios estruturados, com leitura, oralidade e escrita funcional guiada, limitando a construção discursiva dos estudantes e contradizendo a concepção de alfabetização e letramento, defendida pelo próprio material em seus objetivos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 32795003 - ANGELA RITA CHRISTOFOLO DE MELLO
Interno - 247541002 - JAIRO LUIS FLECK FALCAO
Externa ao Programa - 28610005 - MARIA JOSE LANDIVAR DE FIGUEIREDO BARBOSA
Externa ao Programa - 75044007 - RENATA CRISTINA DE LACERDA CINTRA BATISTA NASCIMENTO
Externa à Instituição - 306.824.178-23 - ALINE FERNANDA VENTURA SAVIO LEITE - UFR
Notícia cadastrada em: 15/08/2025 08:32
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