A EJA E SEUS DEVIRES NA VIDA DOS ALUNOS COM IDADE A PARTIR DE 50 ANOS
Educação de Jovens e Adultos, EJA, Escola, Currículo.
A presente pesquisa de mestrado, intitulada “A EJA e seus devires na vida dos alunos com idade a partir de 50 anos”, foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGEdu, da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT, vinculada à linha de pesquisa “Educação e Diversidade” e ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Escola, Currículo, Sociedade e Cultura Contemporâneos- GEPECSCC. Teve como objetivo problematizar como estudantes da EJA, maiores de 50 anos, concebem a escola, identificando suas expectativas e desafios para, em seguida, analisar as relações de poder que constituem o currículo prescrito a partir da BNCC. Para atingir esse objetivo, a pesquisa se estrutura nos seguintes objetivos específicos: Analisar a emergência e a proveniência da EJA no cenário nacional e em Mato Grosso; Compreender as relações de poder que envolvem a EJA na BNCC; Pensar como os elementos “do escolar” estão presentes em uma escola de EJA, e seus efeitos na vida dos estudantes maiores que 50 anos; e Cartografar práticas de vida de estudantes da EJA maiores de 50 anos em sua relação com a escola. Este estudo busca contribuir para uma compreensão sobre a EJA como um campo educacional diverso e complexo, tendo como foco os alunos mais velhos que buscam a educação como meio de transformação.