EDUCAÇÃO POPULAR: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE AUTOGESTÃO NA COOPERTAN (COOPERATIVA DE PRODUÇÃO DE MATERIAL RECICLÁVEL DE TANGARÁ DA SERRA)
Educação Popular. Autogestão. Economia Popular Solidária. Cooperativismo. Coopertan.
As práticas pedagógicas da Educação Popular tornam possível o inédito viável nas práticas da Autogestão. A presente pesquisa tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas de Autogestão e a sua relação com a Educação Popular na Cooperativa de Produção de Materiais Recicláveis de Tangará da Serra (COOPERTAN), Mato Grosso, Brasil. Como empreendimento da Economia Popular Solidária, a COOPERTAN é uma cooperativa de catadores constituída em 2007. A Economia Popular Solidária pela Autogestão tem sido a opção para a inclusão socioeconômica produtiva de pessoas excluídas pelo mercado de trabalho do sistema capitalista. Dialogando com a Autogestão a Educação Popular se apresenta como um processo de sensibilização e conscientização do indivíduo para que se torne sujeito de seu processo de emancipação. O problema que se apresenta é: As práticas vivenciadas por Catadoras e Catadores de materiais recicláveis da COOPERTAN, dialogam com os conceitos e experiências de Educação Popular e de Autogestão? Respaldada na Pedagogia Crítica Freiriana, trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva amparada na pesquisa documental e pesquisa-ação. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados questionários estruturados e semiestruturados, entrevistas, roda de conversa, com recorte para as lideranças da cooperativa. A análise dos dados teve por base a análise de conteúdo de Bardin (2011), desenvolvida a partir de três categorias de análise: Democracia interna; trabalho e produção e; gestão e organização. Que tiveram por base indicadores propostos por Gaiger e Assemburg (2007; 2010) e suporte nos princípios da Educação Popular e os princípios da Economia Popular Solidária. Os resultados apresentam a constituição do empreendimento a partir do diagnóstico socio econômico. Também evidenciam a presença da Autogestão na organização interna, práticas que indicam a presença do diálogo e uma interlocução entre os princípios da Educação Popular com a Economia Popular Solidária. É uma experiência incipiente, porém bastante sólida na cooperativa. Pelas práticas da Autogestão é possível perceber como se dá a apreensão do conhecimento pelos sujeitos da pesquisa. É nesta relação do trabalho associado que as trabalhadoras e trabalhadores da COOPERTAN despertam para a conscientização.