ALFABETIZA MT: AVALIAÇÔES DIAGNÓSTICA, FORMATIVA E SOMATIVA EM FLUÊNCIA LEITORA
Políticas Públicas. Leitura e escrita. Valorização do Professor Alfabetizador.
A alfabetização é compreendida enquanto um processo decisivo para o pleno desenvolvimento da aprendizagem de todos os estudantes. Contudo, os indicadores avaliativos publicizam que, infelizmente, a maioria das crianças não se apropriam do Sistema de Escrita Alfabético (SEA) no primeiro e segundo anos de escolarização. Diante desta breve contextualização, a investigação realizada inseriu-se na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Mestrado em Educação, ofertado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário Jane Vanini, Cáceres/MT. Grupo de Estudos e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Prática Educacional (GEPOFE). O objetivo geral consistiu em analisar os resultados das avaliações diagnóstica, formativa e somativa, em fluência leitora realizadas pelo Programa Alfabetiza MT, nos anos de 2021, 2022 e 2023, nas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental no estado de Mato Grosso e de forma singular, no município de Mirassol d’Oeste, disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/MT), através da plataforma de avaliação e monitoramento da educação de Mato Grosso (Caed/MT). Os objetivos específicos orientaram o desdobramento da pesquisa, a saber: levantar os resultados das avaliações diagnóstica, formativa e somativa, publicizados pelo Alfabetiza MT nos anos de 2021, 2022 e 2023 em leitura e identificar se houve uma progressão nos indicadores avaliados; analisar os indicadores levantados nos respectivos anos com vistas a compreender o desenvolvimento das metas estabelecidas pela referida política. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se valeu dos procedimentos da pesquisa documental e de campo com análise interpretativista, na perspectiva do professor pesquisador de Bortoni-Ricardo. Em relação aos indicadores avaliativos disponibilizados nas edições de 2021, 2022 e 2023, por meio do Programa Alfabetiza MT, observou-se em âmbito estadual que apenas 11% dos estudantes de 2º ano atingiram o nível de fluência em leitura. Já em relação a Mirassol d’Oeste, lócus da pesquisa, o percentual também consistiu de 11% de leitores fluentes. Os resultados das avalições diagnóstica, formativa e somativa analisados denotam que não houve progressão nos indicadores de aprendizagem em fluência leitora dos estudantes matriculados nos 2ºs anos nas escolas públicas estaduais e municipais de Mato Grosso, incluindo Mirassol d’Oeste, que apresentou os mesmos resultados dos demais municípios de Mato Grosso, nos anos de 2021, 2022 e 2023. As leituras realizadas no decorrer da pesquisa, o levantamento da produção, a proximidade com o lócus da pesquisa, na condição de professora alfabetizadora a mais de 20 anos, permitem inferir que sem uma política de estado que reconheça que a Alfabetização é uma área com peculiaridades distintas das demais e invista de fato na valorização do professor alfabetizador, dificilmente o problema da não consolidação da alfabetização, que incluiu a fluência leitora, nos primeiros anos do Ensino Fundamental, será resolvido.